O artigo 10 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, elaborada em 1978, prevê que nenhum bicho deve ser usado para o divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal. Baseada nesse artigo, a organização não governamental (ONG) S.O.S. Bichos, de Curitiba, quer o fim da apresentação de animais em circos e outras formas de entretenimento. O primeiro passo será uma manifestação amanhã, em frente ao estádio do Pinheirão.
A presidente da entidade, Rosana Gnipper, explica que não é contra a cultura do circo, mas considera totalmente desnecessário o sofrimento dos animais para a apresentação no picadeiro. “Os animais como leões, tigres, ursos e elefantes são seqüestrados de seus ambientes naturais, e passam a viver enjaulados e acorrentados. Isso contraria totalmente a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e todas as leis de proteção animal do País”, avalia.
Rosana conta que o problema começa no treinamento dos animais. Ela cita o exemplo dos ursos que “dançam”. Para alcançar tal feito, segundo Rosana, os adestradores colocam o bicho em uma chapa quente e tocam uma música para atividade. O urso fica pulando e se deslocando por causa das queimaduras nas patas. No palco, quando se coloca a mesma canção, o animal “dança” por associação. “Quando vão para o palco, o sofrimento já aconteceu”, comenta.
De acordo com ela, quando os animais já estão velhos ou muito maltratados e não conseguem mais ficar de pé, os responsáveis pelo circo os abandonam nas jaulas, causando um grande transtorno para a cidade por onde passaram.
Projeto
Rosana conta que já existe um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba, que proibiria a entrada de circos que utilizam animais em shows. “Para se instalar aqui, mesmo que temporariamente, os circos precisam de alvará da prefeitura. Com esta lei, começaria a se fechar o cerco contra os maus tratos dos animais”, afirma. Várias cidades e alguns estados brasileiros já aprovaram leis nesse sentido, conta a presidente da entidade.
Na manifestação de amanhã, a idéia da S.O.S. Bichos é chamar a atenção da população para esse problema. Serão entregues folhetos com informações sobre a proteção dos bichos. Além disso, vídeos de maus tratos de animais em circos e outros espetáculos ilustrarão o protesto. “Não temos nada contra o circo instalado nas dependências do Pinheirão. Apenas aproveitamos a vinda de um deles à cidade para mostrar o que realmente acontece”, explica Rosana.