ONG curitibana lança manual inédito sobre homosexualismo para professores

No dia 28 de junho, dia internacional do orgulho de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT), o Centro Paranaense de Cidadania (CEPAC) lança, durante um seminário no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, o guia ?Educando para a Diversidade: Como discutir homossexualidade na escola??. O manual foi preparado especialmente para profissionais de educação, considerados fundamentais para a redução da discriminação e da homofobia dentro das escolas.

O Seminário, assim como o Guia, são atividades do projeto ?Educando para a Diversidade?, desenvolvido pelo Cepac e um dos 15 aprovados nacionalmente dentro do Programa Brasil Sem Homofobia, do Ministério da Educação. Entre maio e junho, as oficinas previstas no projeto capacitaram 122 educadores para tratar da homossexualidade nas escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. Durante o evento do dia 28 de junho, será entregue aos professores participantes os diplomas de conclusão de curso e exemplares do guia.
  
O Guia

O manual é resultado do esforço de diversas instituições e profissionais que, convidados e reunidos pelo Cepac, somaram conhecimento, adaptaram documentos, leis, informações, dicas de atividades, exemplos e soluções para diversas situações que ocorrem no ambiente escolar. A proposta principal foi elaborar um material de apoio direcionado à realidade escolar e do professor, com linguagem dinâmica e capaz de auxiliar a reflexão e a construção do respeito à diversidade. Representa mais um subsídio para o trabalho desenvolvido pelos educadores, abordando temas como a homossexualidade, violência, adolescência, papéis de gênero, entre outros.

Artigos e trechos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Programa Nacional de Direitos Humanos, do Programa Brasil Sem Homofobia, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais serviram como base para elaboração do material.

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