O executivo Richard Street, diretor mundial da Youth Business International-YBI, Organização Não Governamental criada pelo príncipe Charles, da Inglaterra, para apoiar a geração de negócios por jovens empreendedores em países do terceiro mundo, visita nesta segunda-feira (8) diversos projetos desenvolvidos em comunidades carentes no Estado do Rio de Janeiro. A visita objetiva a criação, no município do Rio, em parceria com a ONG Líder Solidário, apoiada pelo Sebrae/RJ, da segunda filial brasileira do Instituto de Negócios da Juventude-INJ, apoiado pela YBI. A única unidade existente hoje no país está localizada em Florianópolis (SC), revelou nesta capital a assessoria de imprensa do Sebrae/RJ.
Pela manhã, Street conhecerá na Favela da Rocinha, a maior da América Latina, 8 iniciativas de apoio à geração de emprego e renda na comunidade, visitando em seguida o Centro de Educação em Informática-CEI do Senac Rio, onde funciona o projeto ?Renascer Digital?, que oferece cursos de informática a jovens carentes, com suporte do Sebrae/RJ e da ONG Líder Solidário/RJ. Em Niterói, Richard Street conhecerá a Apada-Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos.
À tarde, o diretor mundial da YBI visitará a quadra da Escola de Samba Unidos de Porto da Pedra, onde o Sebrae/RJ desenvolve o projeto ?Crescer e Viver? para jovens carentes da comunidade de São Gonçalo, na Baixada Fluminense, que inclui ações profissionalizantes e de empreendedorismo. Às 17h30m, Street será recebido na sede do Sebrae/RJ pela diretora da entidade Celina Vargas do Amaral Peixoto, também presidente do Conselho Deliberativo da Líder Solidário/RJ, com quem discutirá formas de participação da comunidade empresarial nos trabalhos do Instituto de Negócios da Juventude no Rio de Janeiro.
À noite, na Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM, Street apresentará o principal objetivo da ONG inglesa, presente em 15 países, que é ajudar jovens empreendedores de origem humilde a realizar seu sonho de construir um negócio bem sucedido, trabalhando por conta própria, através do combate ao desemprego juvenil.
