Olinda recebe título de Capital Brasileira da Cultura

A cidade de Olinda, em Pernambuco, recebeu oficialmente um título inédito no País: o de Capital Brasileira da Cultura 2006. A nomeação foi dada em solenidade, nesta terça-feira (25), pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e pelo diretor executivo da Capital Brasileira da Cultura (CBC), Mário Vendrell, organização não-governamental (ONG) responsável pelo título.

Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura numa votação cujo resultado foi divulgado no dia 30 de junho passado. O título é um selo de qualidade, que atesta a importância da cidade na preservação e representatividade da cultura brasileira.

A certificação também abre uma janela para artistas, produtores, moradores e entidades culturais, por se configurar como uma oportunidade para a cidade valorizar sua cultura e desenvolver suas potencialidades, além de ajudar a atrair investimentos e dinamizar o turismo local. ?Motivos não faltam a Olinda para justificar esse título?, afirmou o ministro Gilberto Gil.

Economia

Para fomentar a economia da cultura de Olinda e de outras cidades do Nordeste, o Ministério da Cultura e as unidades estaduais do Sebrae em nove estados da região (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) assinaram um termo de cooperação técnica para realizar ações conjuntas no fortalecimento da produção cultural, do empreendedorismo e para formulação de políticas públicas.

O projeto é fruto de encontros e ações que foram desenvolvidas ao longo dos últimos três anos. O objetivo é a potencialização dos esforços, troca de experiências e informações, ações conjuntas, identificação e incorporação de novos parceiros para trabalhar o binômio ?Cultura e Desenvolvimento?, buscando os diferenciais da região Nordeste.

?O número de micro e pequenas empresas na área de cultura é imenso e o Sebrae pode ajudar muito na profissionalização deste segmento da economia?, destaca o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Sérgio Xavier. ?O Sebrae vai trabalhar na capacitação de gestores culturais, ajudá-los na elaboração de projetos e no acesso a linhas de créditos, além de fomentar pesquisas e estudos para fortalecer as cadeias produtivas do setor cultural?, complementa.

De acordo com o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Murilo Guerra, ?o título de Capital Brasileira da Cultura é uma homenagem ao governo municipal e, sobretudo, ao artesão, ao poeta, aos cantores e a todos os outros artistas que fazem a essência cultural da cidade, além de honrar os moradores de Olinda, que prestigiam todo esse movimento?.

Com o acordo, algumas atividades já foram definidas como prioridade. Entre elas estão: capacitação de profissionais que participam ou contribuem com o cenário cultural; realização de estudos e pesquisas para conhecer o potencial econômico da cultura; criação de incubadoras culturais; e definição de um calendário de eventos para contribuir com o fortalecimento da produção cultural no mercado interno e externo e para prospectar e acessar mercados através de soluções aplicadas à atividade cultural (rodadas de negócios, circuitos culturais, integração aos projetos de exportação, entre outros).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo