O Campeonato Paraguaio de futebol está paralisado para as festas de Final de Ano, mas isto não impediu o Olímpia de conquistar uma importante vitória, apesar de não ter somado pontos na classificação, sobre o arqui-rival Cerro Porteño. O clube acertou a contratação do veterano zagueiro Gamarra, de 37 anos, que estava jogando na Grécia e estava no meio de uma batalha contratual entre os dois principais clubes do país.

continua após a publicidade

Gamarra começou nas categorias de base do Cerro Porteño, passou pelo Independiente, da Argentina, antes de chegar ao seu primeiro clube no Brasil, o Internacional. Mais tarde, depois de uma breve passagem pelo Benfica (POR), ele foi contratado pelo Corinthians entre 1998 e 99, por onde teve uma boa passagem, tendo sido inclusive bicampeão brasileiro.

Também em 1998, sem cometer uma falta sequer, Gamarra ajudou a seleção paraguaia a chegar nas oitavas-de-final, quando foi derrotada pela França no Gol de Ouro. O jogador foi considerado o melhor zagueiro do mundo naquele ano

Após sua saída do Corinthians, o zagueiro iniciou um périplo por vários clubes: Atlético de Madrid, Flamengo, AEK (Grécia) e Inter de Milão, antes de voltar pela última vez ao Brasil, em 2005, no Palmeiras.

continua após a publicidade

Depois de sua fraca participação na Copa do Mundo da Alemanha, Gamarra foi dispensado pelo Palmeiras e foi jogar por alguns meses no Ethnikos Pireaus, da segunda divisão grega. Ele ameaçou encerrar a carreira se não acertasse com algum clube tradicional. Em outubro, num amistoso contra a Austrália, ele fez sua última partida pela seleção do Paraguai, pela qual é o recordista de atuações, 110 jogos

No Olímpia, Gamarra poderá reencontrar um companheiro de seleção o ex-atacante José Cardozo, que disputou com ele as Copas de 1998 e 2002 e hoje é o técnico do clube, que neste ano ficou de fora da disputa da Libertadores.

continua após a publicidade