A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), apresentou na manhã desta segunda-feira, no auditório do TJ, a campanha midiática “Olhos Abertos”, que objetiva valorizar a profissão do Juiz. Mais de 100 magistrados de diversas comarcas e veículos de imprensa conheceram o mote da campanha, que possui spots de rádio e TV, anúncios para revistas e jornais, cartazes, artes para mobiliários urbanos e outdoors, flyers e banners para a internet. Coube ao próprio presidente da Amapar, Gil Guerra, explicar todas as frentes da iniciativa. “Ressaltamos a profissão do juiz para a sociedade, como agente transformador e mais próximo do jurisdicionado. O estopim da campanha foi o assassinato cruel da juíza Patrícia Accioly. Isso deixou evidente a exposição de todos nós e decidimos enaltecer o trabalho do magistrado, comprometido com o seu tempo e dedicado a fazer justiça”, disse.
O presidente do TJ, Miguel Kfouri Neto, lembrou a época em que presidiu a Amapar. “A ideia surgiu em 2009, mas agora podemos ver concretizada com apoio da Heads (agência de publicidade) e da AMB. Quem garante o direito dos menos favorecidos e condena o traficante de drogas é o juiz, que hoje não está mais isolado. Onde estiver, tem o apoio do Tribunal de Justiça, da Amapar e da AMB”, ressaltou. Para o corregedor geral de Justiça, desembargador Noeval de Quadros, a campanha também colabora ao preservar a figura do magistrado na garantia de direitos. “Estando na Corregedoria posso atestar a lisura dos juízes do Paraná. Dos nossos 727 magistrados, apenas seis respondem a processos administrativos na Corregedoria, nem um por corrupção. Nunca o CNJ precisou condenar juiz do Paraná, pois nossa corregedoria é bem atuante”, afirmou.
Nelson Calandra, presidente da AMB, enalteceu o sentido do nome da campanha – Olhos Abertos. “Hoje abrimos os olhos e vamos aguçar os sentidos da população. Há os que se desviam de suas obrigações, mas os fazemos retirar a toga. Esses são processados e condenados”. Também compuseram a mesa o 1º vice-presidente do TJ, Onésimo Mendonça de Anunciação, o 2º vice-presidente, Ivan Bortoleto, e o publicitário Cláudio Loureiro, diretor da agência Heads, que criou gratuitamente a campanha e recebeu uma placa de agradecimento. “Fazer essa campanha foi um privilégio, pessoal e profissional. Pessoalmente, pois resgatei minha história, de acadêmico de Direito, onde aprendi os valores da Justiça; e profissionalmente, pela causa justa. A pauta aqui não é o julgamento do juiz, é o resgate da dignidade humana que o juiz pode trazer”, disse Loureiro.
No final do lançamento a equipe de funcionários da Amapar entregou kits de divulgação aos magistrados. “Espero que todos abracem a causa e propaguem o material por todas as comarcas. O engajamento é importantíssimo”, disse Gil, que inclusive vestia a camiseta com a frase “Quem defende a nossa dignidade merece o nosso respeito” – um dos slogans da campanha. Mais informações sobre a campanha Olhos Abertos podem ser obtidas no site www.amapar.com.br/olhosabertos.
“Não se trata de querer que
se coloque o juiz no Olimpo”
Notícia publicada nesta segunda-feira, dia 31, pela Gazeta do Povo aponta que a campanha publicitária Olhos Abertos, realizada pela Amapar, pretende “elevar a autoestima” dos juízes. Embora a campanha não tenha sido criada originalmente para rebater a frase da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, que disse haver “bandidos de toga” no país, a associação afirma que o fato acabou tornando a discussão mais relevante. O jornal também instiga a discussão ao interagir com leitores: a credibilidade dos juízes no Brasil está abalada? Por quê?
Olhos Abertos – A campanha, composta por anúncios em veículos impressos, cartazes em pontos de ônibus, panfletos e spots de rádio, afirma que os juízes são responsáveis por garantir a cidadania de todos os indivíduos. E que, por isso,, merecem o respeito da sociedade. Os textos também ressaltam que o trabalho dos magistrados é intenso. Segundo a campanha, o dia a dia de um juiz “ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada de confortável”.
Presidente da Amapar, Gil Guerra diz que a ideia é recuperar a confiança que a população tem nos juízes. “Não se trata de querer que se coloque o juiz no Olimpo. Mas a população sempre teve muita confiança nos magistrados, e acreditamos que isso é importante”, afirma. Para Guerra, a população acaba considerando que problemas típicos do Judiciário, como a lentidão, são culpa dos juízes, o que, de acordo com ele, não corresponde à realidade. A campanha é apoiada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Tribunal de Justiça do Paraná. “Apoiamos integralmente a iniciativa da Amapar”, afirma o presidente do tribunal paranaense, desembargador Miguel Kfouri Neto. “O tribunal não entrou com recursos financeiros, mas acredita que a proposta da valorização da magistratura é importante”, disse.
(Fonte: Amapar)