Rio – Dez dias depois de anunciar a intenção de vender, até o fim de julho, óleo diesel com adição de 2% de biodiesel em cerca de 500 postos BR de todo o país, a Petrobras Distribuidora informou que o produto já está à venda em mais de 200 postos de 14 estados da federação. Na próxima terça-feira (30), a adição estará presente em postos de mais quatro estados, além do Distrito Federal.
A adição do biodiesel ao diesel combustível começou a se intensificar no último dia 18, quando a BR disponibilizou o produto para 22 estados, inclusive o Rio de Janeiro, com dois postos, e São Paulo, com cinco.
Segundo a presidente da BR, Maria das Graças Foster, é importante ter o biodiesel na matriz energética para que o país poupe óleo diesel, ou seja: hidrocarbonetos-petróleo. "O diesel é uma energia finita, enquanto o biodiesel é renovável, e você está produzindo aquilo que você precisa. Para isso, basta cultivar a terra e dispor da melhor tecnologia para a produção do biodiesel. Esta é a principal vantagem", afirmou Maria das Graças.
A iniciativa da subsidiária da Petrobras antecipa o cumprimento de lei federal que determina a adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel a partir do ano que vem. Esse volume passará a 5% em janeiro de 2013.
Maria das Graças, responsável pela implantação do Programa do Diodiesel, quando chefiou a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, ressaltou que, para a BR, o biocombustível já é uma realidade. "Ele está nas bombas há mais de um ano experimentalmente, e o que nós estamos fazendo agora é acelerando e antecipando o processo de colocação do produto no mercado".