Oficina sobre biodiversidade será realizada na Reserva Biológica São Camilo

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do programa Paraná Biodiversidade, promove, nesta quarta-feira, uma oficina na Reserva Biológica São Camilo, no município de Palotina, região Oeste do Estado.

50 professores da rede municipal de ensino dos municípios inseridos no Corredor Iguaçu-Paraná participarão da oficina, que tem como objetivo levar os docentes às áreas naturais para facilitar a compreensão, na prática, da importância da conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Um grupo de técnicos da Emater está encarregado de debater com os participantes da oficina assuntos como agricultura impactante, queimadas, assoreamento, espécies invasoras entre outros temas comuns à região.

Além de palestras e debates, a oficina contará com atividades práticas também. Os professores irão percorrer uma trilha de aproximadamente 500 metros, onde podem ser encontradas espécies da flora como ipê-amarelo, figueira, cedro, pau-marfim, jaracatiá e pitanga e espécies da fauna como caninana, urutu-cruzeiro, cobra-vidro, jacu, papagaio-verdadeiro, pica-pau-anão, canário da terra-verdadeiro, araçari-poca, tucano-de-bico-verde, morcego, macaco-prego e quati.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, além de motivar os professores para trabalhar em áreas naturais e torná-los agentes multiplicadores de conceitos e práticas ambientalmente corretas, a oficina irá destacar a importância das unidades de conservação na formação de ?corredores da biodiversidade?.

Estes corredores estão sendo formados por intermédio da conexão de remanescentes florestais tais como as Reservas Legais, Unidades de Conservação (parques estaduais, municipais e federais), Áreas de Preservação Permanente (matas ciliares, encostas e topos de morros), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Estações Ecológicas entre outras. ?Possibilitando, assim, a movimentação da fauna, o fluxo de sementes nativas e a conservação a biodiversidade?, explicou Cheida.

A Reserva Biológica São Camilo é gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), possui 384 hectares e exerce importante papel de proteção ambiental. A infra-estrutura existente proporciona a realização de ações voltadas à Educação Ambiental para a comunidade do entorno e pesquisa científica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo