Ocupações irregulares da RMC podem ser contempladas pelo PAC

A apresentação das prioridades para fazer a regularização fundiária em Curitiba e Região Metropolitana tem avançado no Ministério das Cidades. A delegação do Paraná conseguiu, ainda para esta semana, uma reunião entre a Caixa Econômica Federal, a Casa Civil e o Ministério das Cidades. Nesse encontro serão tratados os critérios de escolhas dos projetos.

O projeto de regularização fundiária é realizado por meio do PAC ? Programa de Aceleração do Crescimento. A Casa Civil já tem as diretrizes do PAC nas áreas de saneamento e habitação. Segundo Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, a partir de agora serão definidos os critérios para a escolha dos projetos que contemplam o perfil estabelecido pelo presidente Lula para o Programa.

Durante a terça-feira (30), Maria Arlete, a presidente da Cohapar, Rosangela Curra, e o assessor especial de Assuntos de Curitiba do Governo do Estado, Doático Santos, participaram de reuniões na Secretaria Nacional de Programas Urbanos, ligada ao Ministério das Cidades, e na Caixa. Foram tratadas as prioridades em serviços de investimentos e infra-estrutura para as ocupações do Parolin, Guarituba, Vila Formosa e parte da Vila Zumbi.

Entre os serviços de infra-estrutura estão a regularização das ligações de água, coleta de lixo, drenagem e coleta e tratamento do esgoto. Segundo Maria Arlete, isso significa grande avanço para a população que mora nessas áreas. ?Todas essas ocupações, por não ser regularizadas, não dispõem de esgoto. Algumas, só têm torneira comunitária.?

Outro processo, em que os moradores das ocupações serão beneficiados, é o Papel Passado, do Programa Nacional de Regularização Fundiária. ?A regularização fundiária dá dignidade ao cidadão, traz qualidade de vida?, declarou a presidente da Cohapar, Rosangela Curra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo