As obras de manutenção da ponte Ayrton Senna, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, em Guaíra, vão exigir uma nova interrupção total do tráfego a partir das 7 horas da próxima terça-feira (17). A medida é necessária para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) possa finalizar a concretagem e outros serviços na ponte. De acordo com os técnicos, são as últimas intervenções que necessitam impedimento do fluxo de veículos.
A reabertura da ponte para carros de passeio e ônibus acontece na quarta-feira (18), às 22 horas. Caminhões e carretas voltam a passar pela ponte apenas no domingo (22), a partir das 7 horas. Serviços de travessia por balsa estarão disponíveis aos motoristas por todo o período. O DER recomenda ainda uma rota alternativa pela ponte de Porto Camargo, passando por Ivaté e Icaraíma.
Obras
A quarta interdição desde o início dos serviços de manutenção preventiva, em março deste ano, é a última prevista pelos engenheiros do Departamento. Além da concretagem do último segmento no sentido Mato Grosso do Sul – Paraná, devem ser colocadas 28 juntas de dilatação na ponte.
O secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, informou que estão previstos também a colocação de capa asfáltica (reperfilagem) ? já iniciada na última interdição ? e o início da lavagem das defensas laterais de concreto.
?Os trabalhos avançam de forma visível e satisfatória. A nova capa já é motivo de elogios por parte dos motoristas que fazem uso constante da ponte?, observou.
Depois dessa última interrupção os trabalhos seguem normalmente, exigindo que algumas vezes o fluxo seja feito em meia-pista, mas nada que atrapalhe os motoristas, conforme explicam os engenheiros. Dependendo da quantidade de chuvas, as obras podem ser concluídas até o final de novembro.
Conservação
O governo do Estado investe R$ 2,4 milhões nas obras de manutenção da ponte, estratégica para o escoamento da safra da região Centro-Oeste do país em direção ao Porto de Paranaguá.
Os serviços incluem melhorias em toda a extensão da pista, onde é aplicada uma camada de asfalto para corrigir integralmente o pavimento e aumentar o conforto e a segurança dos motoristas eliminando solavancos e trepidações. ?É um serviço rotineiro e necessário de manutenção. Estamos trabalhando no momento exato para garantir a conservação ideal da ponte?, reforçou Tizzot.