O Mercado Municipal de Curitiba está de cara nova. A Prefeitura concluiu a revitalização do pavilhão que abriga as 100 bancas de frutas e hortaliças e cerca de 20 lojas onde funcionam peixarias, açougues, casas de especiarias e delicatessen, mercearias e floriculturas.
Quatro meses e 23 dias após o início das reformas, em 6 de junho, o complexo inaugurado em 1958 reabre parte de suas instalações com charme renovado, aliando tradição à modernidade, para atender a clientela fiel e novas gerações de consumidores.
Ainda até o final deste ano, os ônibus da Linha Turismo deverão incluir o Mercado no roteiro que inclui pontos para visitação como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, a Rua 24 Horas, além de parques e bosques.
As primeiras mudanças ocorreram em 1998, quando o conjunto do Jardim Botânico ganhou novo sistema elétrico, pintura externa, reparos na estrutura, pavimentação nos estacionamentos da Rua da Paz e melhoria de captação e drenagem de águas pluviais.
Foram investidos R$ 700 mil, e as benfeitorias incluíram ainda uma moderna subestação com dois transformadores de 350 KVA cada, que substituiu o velho transformador de 75 KVA, em operação desde 1958. Na época, também foram instalados medidores individuais nos boxes para controle de consumo de energia elétrica dos lojistas.
Neste ano, mais R$ 1,7 milhão, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), foram investidos no conjunto que abriga 200 lojistas e 100 bancas de hortifrutigranjeiros.
Enquanto o pavilhão com acesso pela Avenida Affonso Camargo e a Rua General Carneiro mostra a cara nova, a Prefeitura prossegue os trabalhos de restauro na outra ala, onde está a entrada principal, na Avenida 7 de Setembro. Com o término das obras, a ala ganha novo piso, nova iluminação e lojas com visual renovado.
A revitalização do complexo de 4,3 mil metros quadrados termina até 15 de dezembro deste ano, quando comerciantes e público contarão com o mais moderno entreposto central de abastecimento, lazer e serviços.
Aos 44 anos, o Mercado Municipal é a grande referência para gourmets e muitas vezes endereço exclusivo e único de itens que aprimoram ainda mais o paladar dos amantes da boa gastronomia.
Na nova praça da alimentação, instalada no mezanino do pavilhão revitalizado, de onde o público aprecia o movimento de quem compra e vende e de quem circula.
Num futuro próximo, um salão de chá e frutos do mar serão novas e interessantes sugestões gastronômicas no Mercado, graças à especialização de profissionais em cursos específicos, visando um atendimento ainda melhor ao público. Até uma cozinha experimental, aberta para o treinamento de nutricionistas ou lançamento de novos produtos alimentares deverá funcionar em um dos boxes do mezanino.