A Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalha a todo vapor para concluir as obras de melhoria do zoológico que vão oferecer mais conforto aos visitantes e segurança aos animais e à população. A idéia é concluir os trabalhos até março, quando a cidade receberá milhares de visitantes que estarão em Curitiba para participar das reuniões das Nações Unidas sobre biodiversidade e biossegurança. A realização das obras não impede a visitação.
Já está em fase final a implantação dos guarda-corpos, sistema de proteção que atende a uma exigência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Em julho do ano passado, a Prefeitura assinou junto ao órgão federal um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde foram previstas as obras. O TAC suspendeu o embargo imposto pelo Ibama em agosto de 2003, que impedia que o zôo de Curitiba fizesse permutas de animais com outros zoológicos do país para ampliar o seu acervo e realizasse pesquisas.
O investimento total da Prefeitura, com todas as melhorias, é de R$ 292,9 mil. Estão sendo implantados guarda-corpos nos recintos das corujas e em torno do bloco central, onde estão os camelos, o nilgai (antílope indiano), o antílope cervicapra e o cabrito aoudade. Nos recintos do cervo nobre, da lhama e da anta, também estão sendo implantados guarda-corpos, mas na área interna. Em todos estes casos o sistema garante segurança aos animais e aos visitantes.
Também já começou a construção dos novos banheiros para os visitantes. Os trabalhos estão adiantados no banheiro que ficará próximo à administração do zôo, que terá rampas de acesso para os portadores de necessidades especiais. Outro conjunto com sanitários será instalado junto à entrada do zôo. O sanitário existente atualmente e localizado bem no meio do zoológico, já foi totalmente reformado.
O antigo Centro de Educação Ambiental, que fica logo na entrada do zoológico, será reformado e se tornará um Centro de Apoio aos Visitantes. Neste local, o público receberá orientações sobre melhores roteiros de visitação e assistirá a vídeos educacionais sobre a fauna. Atualmente os visitantes já contam com duas casas, localizadas no centro do zôo, onde há exposição de animais taxidermizados (empalhados), além de patas, bicos e crânios que podem ser observados pelo público e ainda exposições fotográficas e atividades lúdicas.
Depois de concluída toda a obra, o zoológico terá uma nova guarita de entrada, com mais uma catraca de acesso ao local, o que reduzirá os congestionamentos na porta do zôo. Os funcionários responsáveis pelo zôo terão, no local, uma área adequada e o espaço terá ainda copa e banheiro para uso dos trabalhadores.