A Prefeitura de Curitiba vai alargar e limpar um trecho de sete quilômetros do Rio Barigui no bairro CIC. As obras devem começar ainda neste ano e vão se somar às ações já implantadas de combate às enchentes na região.
O trecho, que fica entre a Rua Raul Pompéia e a Rodovia do Xisto, tem problemas sérios de escoamento de água. As cheias atingem casas principalmente da Vila Verde, mas também das Moradias Sagrada Família e Porto Belo e Bolsão Barigui.
"O prefeito Beto Richa quer acabar definitivamente com esse problema, que é um dos mais sérios da região, por isso vai autorizar o alargamento e limpeza de todo esse trecho", informa o administrador regional da CIC, José Dirceu de Matos. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Nelson Leal Junior, as obras devem começar ainda este ano e vão beneficiar cerca de três mil famílias.
O objetivo, explica o administrador regional, é chegar antes dos problemas. "Estamos nos antecipando. A região do canal do Rio Pulador sempre sofre na época das chuvas, em outubro e novembro e no final do verão", lembra Dirceu de Matos.
Galerias tubulares, que combatem o mau cheiro e as enchentes, também foram executadas em vários pontos do bairro. Foram 80 metros na marginal da Av. Juscelino K. de Oliveira, no trecho entre as ruas Raul Pompéia e Álvares de Azevedo, 150 metros na rua Cid Campelo, entre João Bettega e o Rio Barigui, e mais 80 metros na Rua José Batista dos Santos, entre as ruas Cidade de Maria Helena e Diamante do Oeste. Nesta área, faltam ainda 150 metros de canalização, que serão concluídos ainda este ano.