A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (20) a reforma da entrada do Zoológico. No período de obras, previsto em 40 dias, a entrada principal ficará fechada, mas os visitantes poderão usar uma entrada alternativa, a apenas 100 metros. Depois da conclusão das obras, o parque terá nova guarita de entrada, equipada de mais uma catraca.
Junto à portaria também será construído um conjunto de sanitários. Atualmente, só existem banheiros públicos na parte central do zôo. As reformas no sanitário central foram encerradas em janeiro, inclusive com a instalação de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais.
O diretor do Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcos Elias Traad, afirma que, durante as obras, o acesso alternativo estará todo sinalizado, com placas indicativas. Funcionários do Zoológico e da Guarda Municipal também auxiliarão os visitantes, indicando como ter acesso ao parque ao sair do ponto de ônibus ou do estacionamento.
Investimentos
Estão sendo investidos na revitalização do Zoológico R$ 292,9 mil, em melhorias que incluem a instalação de guarda-corpos, sistema de proteção que atende a uma exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O antigo Centro de Educação Ambiental, que fica logo na entrada do Zoológico, foi reformado e se tornará um Centro de Apoio aos Visitantes. Nesse local, o público receberá orientações sobre melhores roteiros de visitação e assistirá a vídeos educacionais sobre a fauna.
Localizado no Parque Iguaçu, no Alto Boqueirão, o Zoológico funciona de terça a sexta-feira das 8h30 às 17h, e nos sábados e domingos, das 8h30 às 18h. São quase 2.000 animais – mamíferos, aves e répteis – e, em cada recinto, placas informam o nome popular e científico, o peso médio do animal, sua alimentação na natureza e o mapa com a distribuição geográfica da espécie.
Atualmente, os visitantes já contam com duas casas do Centro de Educação Ambiental, onde há exposição de animais taxidermizados (empalhados), além de patas, bicos e crânios, que podem ser observados pelo público, e ainda exposições fotográficas e atividades lúdicas. Nas duas unidades, técnicos do Zoológico orientam e oferecem informações aos visitantes. O jornal mural do zôo é renovado sempre com atualidades.
Os funcionários responsáveis pelo Zoológico também ganharam uma área de uso pessoal adequada, que terá copa e banheiro.
Serviço:
O Zoológico fica aberto à visitação de terça a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 18h. Nas segundas-feiras, o zôo fica fechado para o público. O acesso pode ser feito pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Ônibus: linha "Zoológico", que parte do terminal do Boqueirão, e linha "Pinheirinho/Zoo", que parte do terminal do Pinheirinho.