As obras para construção de novos retornos na avenida Presidente Kennedy vão evitar os congestionamentos no trecho que vai da rua Doutor Pamphilo D?Assumpção, no Rebouças, até a rua Eduardo Carlos Pereira (conhecida como via rápida do Portão). A garantia é do diretor de trânsito da Urbs, Gilberto Foltran. "A modificação projetada pela Diretran no local é absolutamente necessária. Vamos precisar da colaboração e da compreensão dos motoristas neste período de obras, até que todos estejam adaptados às mudanças", afirma o diretor.
A avenida Kennedy passa pelos bairros Portão, Guaíra, Parolin, Prado Velho e Rebouças, e está entre as ruas mais movimentadas da cidade, com a passagem de 4 mil veículos por hora em média. Mas o grande volume de carros não é o maior problema da via. "A grande dificuldade são as conversões. Os motoristas que tentam cruzar de um lado para o outro da avenida acabam bloqueando o tráfego nos cruzamentos para aproveitar o tempo do semáforo", explica o diretor.
Os estudos de engenharia de tráfego da Diretran levaram à conclusão de que a falta de retornos é a principal causa de congestionamentos. Por isso, no final de março, começaram as obras de construção de retornos a cada 500 metros, aproximadamente, para que os motoristas deixem de usar os cruzamentos para sair da pista.
Serão construídos nove retornos, em quase todas as quadras no trecho entre Portão e Rebouças. Os motoristas terão um recuo à esquerda para desacelerar e aguardar a passagem para a pista de sentido contrário. Para entrar à esquerda nas ruas transversais, os motoristas podem usar os retornos, ou terão que fazer o trajeto de uma letra "P" (andar uma quadra a mais, entrar à direita três vezes até chegar na rua desejada). É o que já está acontecendo para quem sai do Portão em direção ao Rebouças e quer entrar na rua Brigadeiro Franco rumo ao Centro. Já foram colocadas placas no local indicando a proibição da conversão à esquerda e a melhor opção para o novo trajeto.
Além da Brigadeiro Franco, todos os principais cruzamentos da avenida serão fechados com canteiro e meio-fio nas próximas semanas, pelas mesmas razões. O custo total do trabalho é de R$ 71,1 mil. Para evitar transtornos, não será feito o bloqueio total da via para a realização do trabalho, mas os motoristas devem redobrar a atenção nos pontos de obras.