Motoristas que trafegam na antiga BR 116, entre o Jardim Botânico e o Pinheirinho, precisam ficar atentos às placas de sinalização de obras e interdição de trechos. Em diferentes fases e estágios, há obras nas marginais, nos canteiros e em faixas de acostamento da rodovia.
O trânsito está interditado na marginal direita, sentido viaduto da Marechal Floriano/Pinheirinho, no trecho entre a Leroy Merlin e o MiniPreço, e um pouco adiante, nas proximidades do Posto Brasília.
As obras se estendem em praticamente toda a extensão e nos dois lados da rodovia onde está sendo construída a avenida Linha Verde, o que exige cuidado dos motoristas. Estão sendo feitas obras de limpeza, drenagem, terraplenagem, galeria pluvial e pavimentação. A Linha Verde, no trecho em obras, terá 9,4 quilômetros de extensão em linha reta, entre o Jardim Botânico e o Pinheirinho.
A nova avenida terá dez faixas de tráfego – canaletas do transporte coletivo, pistas de trânsito rápido e pistas locais, de acesso ao comércio e aos bairros da região, além de faixas de estacionamento. Oito estações de embarque e desembarque serão construídas neste trecho, facilitando a integração de linhas alimentadoras que cruzam a BR.
A Linha Verde também terá ciclovia, faixas de vegetação nativa, parque linear e quatro binários que farão a "costura" entre os dois lados da avenida, garantindo a travessia segura de veículos e pedestres. A obra, um investimento de R$ 121 milhões, faz parte do Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).