O tráfego na ponte Ayrton Senna, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, em Guaíra, será totalmente interrompido na próxima segunda-feira (19) das 7h às 18h. A interrupção é necessária para que sejam concluídos serviços de concretagem no pavimento da ponte, que passa por obras de manutenção preventiva.
Após as 18h, será liberada a passagem de carros e ônibus. Contudo, o trânsito de caminhões estará impedido até o fim da tarde de quarta-feira (21). Como rota alternativa, o DER recomenda que os motoristas utilizem a ponte de Porto Camargo, com trajeto passando por Umuarama, Ivaté e Icaraíma.
O Governo do Paraná está investindo R$ 2,4 milhões na intervenção na ponte, estratégica para o escoamento da safra da região Centro-Oeste do país em direção ao Porto de Paranaguá. Os serviços incluem melhorias em toda a extensão da pista da ponte. Será aplicada uma camada de asfalto com espessura de 5 cm, o que irá corrigir integralmente o pavimento e aumentar o conforto e a segurança dos motoristas eliminando possíveis solavancos e trepidações.
As obras, iniciadas em março desse ano, fazem parte do planejamento de conservação elaborado pelo DER. A conclusão está prevista para o fim de outubro. ?É um serviço rotineiro e necessário de manutenção. Estamos trabalhando no momento exato para garantir a conservação ideal da ponte. As medidas visam também ampliar o conforto dos motoristas que a utilizam?, explicou o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.
Governo constrói novo acesso
Segue em andamento a remodelação do acesso à Ponte de Guaíra, a construção do pátio de fiscalização e de um trevo na rodovia. A obra vai integrar o trabalho de diferentes poderes públicos já que torna possível a utilização do pátio de fiscalização, destinado à Receita Estadual, Claspar (Empresa Paranaense de Classificação de Produtos), Polícia Federal e Receita Federal.
Segundo o DER, as obras foram iniciadas no final do primeiro semestre de 2005. O local, que seria destinado a uma nova praça de pedágio, dará lugar a uma praça de pesagem, onde serão instaladas duas balanças, uma em cada sentido, para fiscalizar o peso dos caminhões que trafegam pela ponte. Até que as obras, previstas para setembro, sejam concluídas, os motoristas não enfrentam problemas para utilizar o acesso já existente.
