A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando serviços emergenciais no Parque Barigui. Reparos e consertos de pontes, pistas e equipamentos, roçada, limpeza e troca de lâmpadas e fiação estão revitalizando o parque mais freqüentado pelos curitibanos.

continua após a publicidade

"O Barigui é um cartão postal da cidade, um dos parques mais importantes e freqüentados pelo curitibano. Por isso foi um dos primeiros a receber reparos emergenciais", explica o diretor do Departamento de Parques e Praças, Marcus Vinícius Senegaglia Jorge.

Todos os parques vão passar por reparos, atendendo as necessidades mais urgentes. A cascata do Parque Tanguá, por exemplo, que estava sem funcionar desde dezembro, já voltou a jorrar. Além das obras emergenciais está sendo feito o diagnóstico de problemas mais graves, que exigirão maior tempo e investimento, nos 17 parques e 13 bosques da cidade.

Obras

continua após a publicidade

Entre os serviços emergenciais previstos para o Parque Barigui estão a reposição de lixeiras, reparos nos troncos da antiga ponte de madeira, roçada da ilha, troca de luminárias quebradas, recuperação de gradis e do terminal de informações e conserto das imperfeições das pistas de pedestres e da ciclovia.

No momento, equipes da Secretaria do Meio Ambiente executam a roçada no parque. Já foram feitos o replantio de grama nos canteiros próximos ao bistrô e a limpeza das margens do lago. "Outro trabalho em andamento é a conclusão dos acessos das novas pontes, uma de madeira, próxima à Cândido Hartmann, e outra de concreto, do outro lado do parque, no vertedouro, que está sendo executado pelo Distrito Rodoviário Municipal", conta Jorge.

continua após a publicidade

Com o término dos acessos, o distrito vai iniciar as obras nas imperfeições das pistas de pedestres e ciclovias, que necessitam de nivelamento.

Todos os serviços de reparos e manutenção do parque, num total de 18 itens, devem ser concluídos até o final de março.