O Complexo do Tarumã, uma das obras mais aguardadas pelo prefeito Rafael Greca (PSD), e também das mais atrasadas segue para um dos trechos mais importantes. Nesta quarta-feira (25), inicia o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV será totalmente fechada. Segundo a prefeitura de Curitiba o complexo conta com duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

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A primeira fase da obra inclui a implantação e revitalização das vias que irão formar novos acessos ao viaduto, com a abertura da Rua Bandeirantes Dias Cortes, próxima da Concessionária CCV. O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul.

Historicamente, a obra se tornou um problema para a gestão municipal. A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.

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Sem os recursos do governo federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.

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Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.  

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Estações-Tubo e alargamento do viaduto

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.

Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local. Veja aqui a página especial com os detalhes da obra

“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca., disse o prefeito Rafael Greca.

Mudanças de rotas e pontos de bloqueio em tempo real

Pelo serviço de Whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

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O que??

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