Um programa de residência técnica destinado a engenheiros e arquitetos com até três anos de formado, inscritos em cursos de pós-graduação Latu Sensu, da UFPR, foi apresentado nesta terça-feira pelo secretário de Obras Públicas, Luiz Caron, durante a reunião semanal do governador Roberto Requião e seu secretariado. ?Os profissionais recém-formados terão a oportunidade do primeiro emprego, por meio da residência técnica na Secretaria de Obras Públicas?, explicou.
O programa foi criado por uma lei, já sancionada pelo governador, com o objetivo de preparar mão-de-obra qualificada para atender também o setor público. Segundo Caron, com esse programa é possível aliar a experiência dos técnicos da secretaria com as novas tecnologias trazidas pelos jovens profissionais. Cada profissional sênior, treinado pela UFPR, vai monitorar três profissionais residentes.
Serão oferecidas 60 vagas e o ingresso dos interessados depende de aprovação em teste seletivo. As inscrições podem ser feitas entre 1º e 31 de agosto, no site www.tecnologia.ufpr.br. Segundo Caron, essa experiência vai funcionar como projeto piloto. Depois, poderá se expandir para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e outros órgãos públicos
O programa, acrescentou o secretário, faz parte do esforço do governo de recuperar o Estado e seus serviços públicos. Ele lembrou que, também na área de engenharia, toda a estrutura estatal foi desmantelada sob a perspectiva neoliberal de diminuir o Estado, que passou a terceirizar e privatizar suas finanças.