As obras de pavimentação da BR-153, a Transbrasiliana, entre Ventania e Alto do Amparo (Tibagi), no Norte Pioneiro do Paraná serão retomadas no próximo mês. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (27) pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, ao deputado federal Max Rosenmann, ao chefe do escritório do Paraná em Brasília, Nivaldo Krueger e ao prefeito de Tibagi, Sinval Ferreira da Silva.
?A finalização dessa rodovia é uma notícia que buscamos há 20 anos. É uma das mais antigas reivindicações do Paraná no setor de rodovias e que finalmente vai sair do papel?, disse o deputado.
Rosenmann explicou que, para este ano, já estão garantidos cerca de R$ 25,5 milhões para o reinicio das obras nos poucos mais de 80 quilômetros que faltam ser pavimentados. ?Conseguimos articular R$ 10 milhões do orçamento da União e mais R$ 15,5 milhões da emenda da bancada paranaense?, explicou.
?Ao contrário de outros anos, em que o dinheiro existia dinheiro no orçamento mas a obra não era executada (somente no ano passado cerca de R$ 60 milhões estavam separados para a obra), desta vez o próprio Ministro assumiu um compromisso com a população paranaense. Em maio será emitida a ordem de serviço e as máquinas voltarão ao trecho?, completou.
Requião
Rosenmann também destacou a importância da atuação do governador Roberto Requião na reativação da obra. ?A Transbrasiliana era assunto recorrente nas nossas reuniões e o governador sempre demonstrou interesse na retomada das obras?.
Segundo Rosenmann, duas das três prioridades referentes às estradas federais no Paraná estão sendo solucionadas. ?Poucos meses atrás foi concluída a pavimentação da Estrada do Ribeira (BR-476) e, agora, teremos a finalização da Transbrasiliana, fica faltando apenas a retomada das obras na Boiadeira (BR-487), no Noroeste do Estado. Iremos concentrar esforços para que este problema também tenha solução?, anunciou.
Histórico
Também conhecida como rodovia Belém-Brasília, a BR-153 corta todo o Brasil passando pelos Estados do Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, terminando no sul do país, em Aceguá no Rio Grande do Sul.
No Paraná as obras na Transbrasiliana se arrastam desde a década de 60, quando foi iniciada a construção do primeiro trecho.
A rodovia cruza o Estado desde Jacarezinho, no Norte Pioneiro, até General Carneiro, na divisa com Santa Catarina, no sul do Estado. Contudo, somente os 80 quilômetros entre Tibagi e Alto do Amparo, em Tibagi ainda não pavimentados.