A Prefeitura de Curitiba abriu licitação pública internacional para quatro obras viárias avaliadas em R$ 34,8 milhões. O edital foi publicado no dia 24 de agosto de 2005 na revista eletrônica das Nações Unidas, no dia 25 no Diário Oficial do Município de Curitiba, e nesta segunda-feira, 29, em jornais de grande circulação no país.

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As obras, numa extensão de 22,39 quilômetros, fazem parte do Programa de Transporte Urbano que prevê investimento total de US$ 133 milhões com financiamento de US$ 80 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os editais estão à venda na Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento do Programa (UTAG), à rua Emílio de Menezes, 450, bairro São Francisco, em Curitiba (PR). O edital custa R$ 200 e pode ser adquirido, até 11 de outubro deste ano, de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30

A abertura dos envelopes na primeira fase (habilitação) acontece no dia 13 de outubro. Somente empresas habilitadas na primeira fase poderão participar da segunda etapa (preço).

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Obras previstas

A licitação prevê a implantação dos binários da rua Mário Tourinho, avenida Brasília e Santa Bernadethe, e ligação viária entre os Terminais Hauer e Capão da Imbuia. A expectativa é que as obras sejam iniciadas nos primeiros meses do próximo ano.

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Estas obras vão ampliar a capacidade de Rede Integrada de Transporte (RIT), melhorar as condições oferecidas aos usuários da linha Inter 2 – a linha mais carregada entre os ligeirinhos, que passará a operar com ônibus articulados – e melhorar o sistema viário.

Dividido em quatro lotes, o edital oferece condições flexíveis, amplia a participação das empresas interessadas – permitindo o consórcio entre elas – e oferece condições de competitividade entre as participantes da licitação internacional.

O sistema de binário é formado por vias paralelas que operam em sentidos opostos. Este sistema aumenta a capacidade das duas vias, garante melhor fluidez ao tráfego de veículos e diminui os pontos de conflito, como conversões à esquerda, melhorando a segurança no trânsito.

Binário Mário Tourinho

As obras do binário Mário Tourinho estão calculadas em R$ 7 milhões. Além das condições de tráfego, este binário vai melhorar o atendimento aos usuários do Inter 2 (ligeirinho), que terá ônibus articulados.

Ele será formado pelas ruas General Mário Tourinho – sentido único do centro para o bairro (saída da cidade pela BR 277); e Major Heitor Guimarães – sentido único do bairro para o centro (entrada principal da cidade para quem chegar pela BR 277).

A implantação do binário prevê restauração ou pavimentação de 3,4 quilômetros de ruas. Além da General Mário Tourinho e Major Heitor Guimarães, haverá obras nas ruas Engenheiro Serafim Voloschen, Padre Agostinho e Otelo Queirolo.

A rua Engenheiro Serafim Voloschen será uma ligação entre as vias do binário com um novo retorno que facilitará o acesso ao Parque Barigüi pela BR 277.

Também será reformulada a sinalização da rua Jerônimo Durski, entre as ruas General Mário Tourinho e Padre Agostinho. Além da pavimentação serão realizadas obras de drenagem, sinalização, iluminação e semaforização.

Binário Avenida Brasília

Várias ruas vão compor o binário da avenida Brasília por onde passam, atualmente, quase 7,8 mil veículos por dia. Com as obras, este número deverá subir para 9,7 mil veículos por dia. A implantação do binário atenderá diretamente uma população de 42 mil habitantes.

O conjunto de obras do Binário Brasília está calculado em R$ 6 milhões. Só a pavimentação representa 70% do investimento.

O binário terá sentido centro-bairro a partir da avenida Brasília, no entroncamento das ruas Irmãs Paulinas e Travessa Augusto Marach, até o cruzamento com a Rua das Andorinhas. A seqüência será pelas ruas Bortolo Gusso, José Gomes de Abreu e Infante Dom Henrique e, novamente, a avenida Brasília, na altura do viaduto sobre a BR 476.

No sentido bairro-centro, o binário será formado pela avenida Brasília, a partir do cruzamento com a rua Infante Dom Henrique, no final do viaduto sobre a BR 476, seguindo pelas ruas das Andorinhas, Maria Trevisan Tortato, Lizimaco Serapião e, novamente, avenida Brasília.

Ao todo, serão restaurados ou pavimentados 4,5 quilômetros, a maior parte (2,1 quilômetros) na avenida Brasília e na rua Maria Trevisan Tortato (1 quilômetro), Haverá obras também nas ruas Bortolo Gusso, José Gomes de Abreu, Infante Dom Henrique, Lizímaco Serapião e Rua das Andorinhas.

Também serão feitas obras de drenagem, sinalização, iluminação e semaforização.

Binário Santa Bernadethe

Este binário será formado pelas duas pistas da rua Santa Bernadethe, dividida por um canal. As obras vão beneficiar uma população de quase 100 mil pessoas.

O investimento previsto é de R$ 11,25 milhões, 66,4% em pavimentação.

Pelas características do subsolo, o antipó será substituído por concreto, solução mais econômica neste caso.

Com as obras, a avenida Santa Bernadethe, vai interligar os bairros Fanny, Lindóia e Portão e possibilitar o acesso mais direto entre os terminais Portão e Hauer.

Além da pavimentação serão necessárias obras de drenagem, sinalização, iluminação e semaforização.

Futuramente, quando for implantado o chamado Eixo da BR, a Santa Bernadethe será um dos binários do Eixo e permitirá a interligação entre os dois lados da cidade, dividida pela BR 476.

Ligação Capão da Imbuia – Hauer

A ligação entre os terminais Capão da Imbuia e Hauer faz parte da modernização da Linha Direta (Ligeirinhos) Inter 2. Esta é a linha mais carregada entre os ligeirinhos.

Esta obra vai beneficiar diretamente 128 mil moradores e está calculada em R$ 10,58 milhões, 48,7% em pavimentação.

Dezessete linhas de transporte coletivo que fazem 1.452 viagens por dia com 173 veículos e transportam 217 mil passageiros por dia, utilizam as vias de ligação entre os terminais Capão da Imbuia e Hauer.

Serão realizadas obras em diversas ruas localizadas entre os dois terminais numa extensão de 8,6 quilômetros, entre elas as ruas Cel Francisco H. dos Santos, José Rietmeyer, Professor Nivaldo Braga, Reinaldo Issberner, Júlio César R. Souza e São Vicente Palotti. Também serão realizadas obras nas ruas Marcos Smanhotto, Frei Rogério, Miguel Caluf, Sisinando Chaves e Duarte Sesino Medeiros.

Uma das vias mais importantes nesta ligação é a rua Cel Francisco H. dos Santos, que será duplicada e a pista existente atualmente será restaurada. Só nesta rua serão realizadas obras num trecho de 3,8 quilômetros, mais de 43% das obras desta ligação viária.

A implantação de uma trincheira no cruzamento da rua Reinaldo Issberner com a BR 277 também fará parte desta ligação.

Além da pavimentação, serão necessárias obras de drenagem, sinalização, iluminação e semaforização.

Programa de Transporte Urbano

A execução do Programa de Transporte Urbano é uma prioridade do prefeito Beto Richa.

O programa prevê aumento da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT), melhoria do serviço de transporte urbano, aumento na segurança no trânsito nos eixos de transporte da cidade e promoção de qualidade de vida da população.

O Programa de Transporte Urbano prevê a realização de várias obras como a implantação de binários, recapeamento e reurbanização de ruas, reforma de terminais de ônibus e modernização da linha Inter 2, o que significará adaptar toda a estrutura por onde passa a linha, ou seja, terminais, estações intermediárias e ônibus, que passarão a ser articulados.

Uma das obras do Programa prevê a implantação do sexto corredor de transporte de Curitiba e a transformação do trecho urbano da BR 476, em uma avenida que vai integrar os dois lados da cidade hoje dividida pela rodovia. O trecho urbano da BR foi delegado pela União ao município, no ano passado, pelo prazo de 25 anos.

A licitação para a primeira etapa desta obra, conhecida como Eixo da BR, foi revogada na semana passada pelo prefeito Beto Richa. A licitação – para a etapa entre o Pinheirinho e o viaduto da Avenida Marechal Floriano – realizada no ano passado, foi revogada em função de objeção do BID, agente financiador do programa, à habilitação de uma das empresas participantes.

A decisão do prefeito será encaminhada ao BID. Só depois de receber a chamada "não objeção" do Banco é que a Prefeitura poderá lançar novo edital para esta etapa do Eixo.