A prefeitura iniciou nesta quinta-feira (24) a recuperação das placas de concreto da canaleta dos ônibus no cruzamento das ruas Presidente Faria com a XV de Novembro, no centro da cidade.

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Em função das obras, fica bloqueado ao trânsito o trecho da rua XV em frente à agência dos Correios, que dá acesso à rua Presidente Faria. Quem vem de carro pela XV deve virar à esquerda, na rua João Negrão. Na Presidente Faria há 18 placas de concreto no trecho entre a rua Presidente Carlos Cavalcanti e a Avenida João Gualberto, e elas precisavam ser recuperadas. O trabalho faz parte das obras de implantação das bordas de concreto no Corredor Sul da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Também na manhã desta quinta-feira foi iniciado o recapeamento da canaleta da avenida República Argentina, a partir da Praça do Japão. Os trabalhos se estenderão até o terminal Capão Raso, num total de 22 mil metros quadrados, nos trechos onde o pavimento está danificado.

O trabalho de recapeamento da canaleta complementa as obras de implantação das bordas de concreto que acontecem junto às estações tubo. Neste trecho do Corredor Sul passam duas das três linhas Pinheirinho – Rui Barbosa e Santa Cândida – Capão Raso. O Corredor Sul abrange os terminais Pinheirinho, Capão Raso e Portão e é utilizado por 183 mil pessoas, em média, nos dias úteis. A linha Circular Sul também utiliza o Corredor Sul da RIT.

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Portão

No terminal do Portão as obras já estão sendo concluídas. O terminal do Capão Raso também está em obras. Os trabalhos de implantação das placas de concreto são feitos dentro dos terminais, onde param os biarticulados, e também do lado de fora, no local usado pelos ônibus ligeirinho (Linha Direta). As obras não comprometem a operação do terminal e nem prejudicam os usuários.

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As placas na estação tubo Carlos Dietzch, na avenida República Argentina, também estão sendo recuperadas. Os serviços começaram na última terça-feira (22). Depois, será a vez da estação Vital Brasil e, em seguida, da estação Morretes, ambas localizadas também na República Argentina. Estas são as últimas três de um conjunto de 17 estações tubos que passam por obras, todas no Corredor Sul.

Junto às estações são colocadas placas, de cinco metros de extensão, no espaço existente entre o pavimento rígido (concreto) e o flexível (asfalto), no ponto onde os ônibus precisam frear e acelerar para o embarque e desembarque dos passageiros. O trabalho é feito antes e depois da faixa de concreto que fica em frente à estação.

Debaixo da camada de asfalto há uma camada de concreto, que dará o suporte necessário para que o atrito entre o ônibus e o pavimento não cause danos que tornam desconfortável a viagem para o passageiro. A implantação das placas de transição está sendo adotada por recomendação da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), que fez uma análise do desgaste junto às estações.

Além do Eixo Sul, será feito um trabalho preventivo na avenida Affonso Camargo, no Eixo Leste da RIT, onde, desde o cruzamento da rua Governador Agamenon Magalhães, o pavimento é todo de concreto. As obras devem ter início em março e a previsão é que fiquem prontas em abril.

As juntas das placas de concreto receberão um selante. O trecho entre a rua Santo André e o terminal Capão da Imbuia também passará por reparos e o mesmo vai ocorrer na estação Urbano Lopes.