Um pouco de autocrítica nunca fez mal a ninguém. Foi o que demonstrou o presidente da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), em entrevista concedida domingo à noite à Rede Bandeirantes de Televisão, durante o programa Canal Livre.

continua após a publicidade

Apesar das pesquisas amplamente favoráveis a Lula, Berzoini insistiu com os entrevistadores que não existe na economia interna do partido o clima do já ganhou, aliás, situação que cobrou pesados encargos de muitos políticos em passado recente. O presidente nacional do PT sabe melhor que ninguém das grandes dificuldades da campanha e, em bom momento, houve por bem dar um toque sutil a muitíssimos deslumbrados de sua própria legenda.

Talvez o conteúdo do programa eleitoral do PFL, na semana passada, tenha contribuído para acender o sinal de alerta nos meios petistas, sobretudo pela probabilidade comprovada do descarregamento de críticas mais duras e fundamentadas que as verbalizadas no referido programa, contra o presidente da República. Somente um dirigente partidário dissociado da realidade gritante no entorno presidencial e no âmago do partido que conhece em profundidade, poderia dar-se ao desatino de comemorar por antecipação a vitória de seu candidato.

Não há como tornar sem efeito o caudaloso potencial de argumentos fornecido à oposição, numa conduta absolutamente reprovável da brigada lulista e, tampouco, achar que políticos calejados por longos anos de estrada deixassem passar em brancas nuvens os flancos desguarnecidos do governo, sem fustigá-los de forma impiedosa. Afirmamos no último domingo que este é, a bem da verdade, um discurso esgotado em si mesmo, embora não seja possível subestimar o apetite com que a oposição aproveitará todas as oportunidades para espetar os corpos estranhos ao ideário petista, como o mensalão, caixa dois, compra de votos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros, exigindo respostas à altura do compromisso moral historicamente subscrito pelo partido do presidente da República.

continua após a publicidade

O deputado Ricardo Berzoini sabe o que aguarda o candidato Lula quando a campanha for deflagrada. Por isso, buscou sinalizar à militância do PT e dos demais partidos da aliança ainda em formação, que os desafios terão elevado teor de desgaste. As pesquisas indicam a vitória de Lula já no primeiro turno, mas ao mesmo tempo servem para estimular a oposição a reunir toda a força disponível e concentrar o fogo nos pontos mais fragilizados do adversário.