O governador Roberto Requião afirmou nesta quinta-feira (15) em Ivaiporã que a indicação do deputado federal Odílio Balbinoti (PMDB) para o Ministério da Agricultura será muito positiva para o desenvolvimento de políticas agrícolas no Paraná. ?O Paraná e o país ganham com a nomeação de Balbinotti como ministro. Ele é um companheiro nosso e coordenou a minha campanha e a do Lula no interior do estado?, declarou Requião durante inauguração do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Ivaiporã.
?Temos o Bianchini no Paraná e teremos o Odílio Balbinotti em Brasília. Eu e o Pessuti sabemos o que é ter um inimigo no Ministério da Agricultura dizendo que o Paraná tinha febre aftosa apenas para beneficiar grandes frigoríficos, quebrar contratos e manter a lucratividade dos negócios?, lembrou o governador.
Segundo Requião, não é possível que a agricultura continue subordinada apenas ao desejo de lucro das multinacionais. Reafirmou que continuará fazendo a defesa do agricultor do Paraná, da multiplicidade da comida ?na nossa mesa e, em um esquema claro da produção de alimentos?.
Odílio Balbinotti é empresário, deputado federal ? eleito pela região de Maringá ? foi vereador e prefeito do município de Barbosa Ferraz. Em 1980, Balbinotti deixou Maringá e partiu em direção ao Centro-Oeste em busca de terras cultiváveis, tornando-se um dos maiores produtores de semente de soja do País.