"O FGTS tem dinheiro suficiente para ser aplicado em parte das obras de saneamento e para isso basta uma decisão política". A afirmação é do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, após a resolução de que programas de saneamento do governo vão ser todos incorporados no Programa Saneamento para Todos. Isso foi discutido e aprovado unanimemente pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

continua após a publicidade

Ricardo Berzoini, que presidiu a reunião, informou que toda a linha de ação do governo na área de saneamento está unificada com essa decisão ? ela envolve o uso de percentuais de recursos do fundo em obras de saneamento.

"São resoluções que já vinham sendo amadurecidas há muito tempo, e o governo está feliz que o conselho o tenha aprovado unanimemente". Mas o volume de recursos que será utilizado ainda não está fixado, explicou o ministro.

O grupo de trabalho do governo que cuida do saneamento concluiu os estudos sobre investimentos na área de saneamento. Foi estabelecida uma proposta para que o Conselho Monetário Nacional flexibilize os limites para o financiamento na área de saneamento, conforme o ministro do Trabalho.

continua após a publicidade

Berzoini disse que vai levar a decisão do conselho curador à área econômica e ao presidente, pois "a única forma de executar o orçamento deste ano na área do saneamento é por meio da flexibilização das normas para aplicação de recursos, já que envolvem endividamento; essa é a garantia para termos execução completa do que estava planejado até o final do ano".

Sobre o FGTS, o ministro disse que deverá nos próximos dias acertar detalhes do assunto com o presidente.

continua após a publicidade