“Tanto riso, oh quanta alegria, mais de mil palhaços no salão…” a marchinha carnavalesca Máscara Negra, de autoria de Zé Keti e Pereira Matos, reflete bem o “circo” armado pela chamada grande mídia (principalmente a paulista) em relação ao futebol paranaense.
Fomos jogados, de uma hora para outra, para um picadeiro repleto de atrações bizarras, que teimam em tentar desmerecer, ignorar e, principalmente, humilhar nossos clubes. Mas porque tanta raiva, porque tanta inveja? A resposta está na ponta da língua de quem acompanha o nosso futebol.
É notório o grande crescimento que nossos clubes adquiriram nos últimos anos. Passamos de meros coadjuvantes para protagonistas, times que lutam pelo título da competição mais importante do nosso futebol, o Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo em que nos tornamos astros, alguns times paulistas e cariocas, tradicionais e com uma imensa torcida, passaram a ser figurantes, times que lutam para fugir do rebaixamento.
Sendo assim as imprensas paulista e carioca, conhecidas por seu público e notório bairrismo, tentam, de todas as formas, atingir nossos times, em especial o Atlético, por ser o líder do Brasileirão, pois, para eles, o nosso Furacão, líder da competição e invicto há 18 rodadas, não passa, de acordo com um certo comentarista de um programa que tem mais inserções comerciais do que assuntos de futebol (para todos os efeitos, o programa fala sobre futebol), de uma “nuvem passageira” .
Ora, num campeonato difícil como o nosso, chega na frente o time que tem mais competência. Dizer que o Atlético está na ponta por pura obra do acaso é, no mínimo, leviandade.
Além disso, qual o real motivo por parte da “grande imprensa” em querer armar esse circo? Ajudar o Santos, vice-líder, a ser campeão? Mostrar todo o seu menosprezo pelo Estado do Paraná? Ou uma pura e mesquinha atitude mercantilista, visando apenas obter audiência?
Uma enquete realizada pelo Paraná-Online perguntou aos internautas o que eles achavam disso. Para 44% das pessoas que participaram da votação, o objetivo dessa balbúrdia é de ajudar o Santos a ser campeão. Já 29,3% acham que essa polêmica serve apenas para ridicularizar nossas equipes. E 26,7% acreditam que tudo isso não passa de uma jogada de marketing em busca de mais audiência.
Os internautas também postaram algumas opiniões a respeito dessa polêmica. Alguns mostraram-se extremamente indignados com o tratamento dispensado ao futebol paranaense, pedindo até que os torcedores boicotassem os programas esportivos dessas praças. Outros acharam certo toda essa “papagaiada” dita por paulistas e cariocas só porque os times da capital receberiam supostos benefícios em jogos contra os times do interior pelo Campeonato Paranaense. E teve gente que acha que a polêmica foi só para alavancar uma audiência em queda.
Mas é fato que a imprensa paulista e carioca sempre tentou mostrar a superioridade de seus times, tachando-os de imbatíveis e de ” máquinas” e que paranaenses, mineiros, gaúchos, baianos e etc, servem apenas como uma espécie de sparring e que essa condição não será mudada de um hora para outra.
Contudo, enquanto eles bradam, criam polêmicas e tentam nos denegrir, continuamos com um time liderando o campeonato e com grandes chances de levantar o caneco. Como diz aquele velho ditado, “os cães ladram e a caravana passa.”
Confira alguns comentários enviados pelos leitores do Paraná-Online:
“Estou no Japão e acompanho tudo o que rola no Brasileiro, etc.
Algum tempo atrás, um jornalista do ‘Terceiro tempo’ ridiculizou a final entre Atlético x S. Caetano (2001), disse que não tem graça jogos com equipes ‘pequenas’.
Não sei se vocês lembram, mas o Cruzeiro do ano passado foi campeão com a melhor campanha já realizada e também não teve tanta audiência na imprensa paulista e carioca.
Coisas do futebol…
Isso pra mim é dor de cotovelo”.
Luiz C. Nunes
“A onda do momento está sendo ridicularizar as nossas equipes paranaenses, tentando passar a imagem de que nosso futebol não pode ser melhor do que os deles, por isso condordo que o atlético seja mais uma vez o campeão brasileiro só para mostrar que temos potencial e muito mais time do que esses timinhos paulistas metidos a saberem tudo.”
Luciano Carvalho
“Programas meramente propagandista com pouco teor de esportes apelam para polêmicas para obter índices de assistentes. Os times do Paraná nada devem aos demais.”
Silvestre Olenik
“Se o problema da imprensa paulista fosse só ibope, bastaria passarem a transmitir os jogos do Atlético Paranaense no lugar das enfadonhas partidas do Corinthians.”
Bárbara Ribas
“Eu sou flamenguista mas prefiro que eles armem um “circo” a favor do Santos, pois quando os times da capital vem jogar com os pequenos do interior do estado são claramente roubados por árbitros mal intencionados… Por isso acho uma boa os grandes da capital levarem na cabeça assim como os pequenos.”
Rodolfo ? Apucarana-PR
“Para a imprensa de São Paulo o futebol brasileiro se resume em Corinthians e Palmeiras. Eles já esqueceram que no Paraná, por exemplo, temos dois campeões brasileiros, e provavelmente teremos este ano um bicampeão, que será o Atlético Paranaense.”
Luiz Fary Filho
“Excelente e oportuna essa enquete. Realmente é um circo, mas os palhaços são eles mesmos.”
Sérgio Nievola
“Segundo o colunista Hiltor Mombahc, do Correio do Povo de Porto Alegre, a Globo só passa jogos do Flamengo e do Corinthians. São 24 jogos do Flamengo e 18 do Corinthians, contra 8 do Grêmio e só 2 do Atlético Paranaense para todo o Brasil. Eles querem aumentar as torcidas para São Paulo e Rio de Janeiro. Vamos reagir. Vamos boicotar a Globo.”
Pedro C. Oliveira