O beijo mais caro do mundo imortalizado por uma foto do repórter Robert Doisneau, em 1950, "Le Baiser de l’Hotel de Ville" foi arrematado num leilão da Galeria Artcurial em Paris, por 155 mil euros, na presença de uma de suas protagonistas, Françoise Bornet, hoje com 75 anos. O registro virou cartão-postal e pôster e sua venda, 410 mil exemplares desde 1986, bateu toda a concorrência, inclusive o retrato do Che, e também fotos de Cartier-Bresson.

continua após a publicidade

Seu valor surpreendeu a heroína da foto. Em 2003, a imagem mais vendida de Doisneau atingiu 14 mil euros. Os responsáveis pelo leilão explicam que a presença de Françoise contribuiu para aumentar o interesse pelo evento.

Na época da foto, Françoise tinha 20 anos e era estudante de teatro. Hoje, com os cabelos brancos, mas guardando ainda traços de beleza, ela conta seu encontro com Doisneau no bistrô Villars, onde estava com seu colega de curso, Jacques Carteaud, já falecido. "Nós nos beijávamos quando Doisneau nos convidou para uma sessão de fotos." Nessa época, Doisneau era desconhecido e fazia fotos para a revista ‘Life’ sobre "os amantes de Paris" após a guerra.

Três dias depois, o casal se encontrou diante do Hotel de Ville (a prefeitura) com Doisneau, que disse aos dois: "Façam o que quiserem." A foto apareceu na revista "Life", mas só ficou célebre 16 anos depois.

continua após a publicidade

Françoise recebeu a tiragem original assinada pelo autor a mesma que o mestre da fotografia autentificou em 1992, encerrando uma polêmica de pessoas que pretendiam se reconhecer na foto.