A paisagem formada pela Prainha e pela Ponta da Pita é um capricho da natureza. A estreita faixa de areia formada junto às águas calmas da baía de Antonina fazem da Prainha um dos pontos mais procurados pelos turistas, que encontram ali o lugar ideal para um bom banho de mar. No canto direito da Prainha fica a Ponta da Pita, uma formação rochosa que avança dentro da baía, também bastante procurada por banhistas e pescadores.

continua após a publicidade

A paisagem é muito bonita. De um lado, a beleza da baía de Antonina, formada de morros cobertos de mata nativa que se encontram com as águas do mar. De outro, uma vista ampla de quase toda a Serra do Mar. O cenário perfeito para um belo dia de descanso e lazer.

Nos finais de semana, o local é bem movimentado. Na areia são realizadas atividades esportivas, como vôlei de praia e futebol, enquanto as águas da baía é o cenário para esportes náuticos. A Prainha é geralmente o local escolhido para a realização de eventos festivos, e neste Carnaval promete ser o ponto de encontro dos foliões durante o dia. A estrutura para visitantes é boa, com diversos restaurantes especializados em frutos do mar, principalmente ostras e peixes, além do siri, prato típico de Antonina.

O local é bastante seguro, pois além das águas serem bastante calmas, parecendo mais uma grande lagoa, existem guarda-vidas nas areias da Prainha e também nas pedras da Ponta da Pita.

continua após a publicidade

Para chegar à Prainha e à Ponta da Pita, chegando-se em Antonina deve-se seguir em direção ao Terminal Portuário da Ponta do Félix. Do centro da cidade, anda-se por aproximadamente 1,5 km, passando o antigo Complexo Industrial Matarazzo. No centro da cidade não existe muita sinalização, portanto o ideal é pedir informações aos moradores. Mas ao chegar perto do local existem placas indicativas, e o acesso fica bem fácil.

Dicas:
O local é muito bonito e merece um bom tempo de apreciação. Portanto, reserve pelo menos a metade do dia para ficar por ali.
Leve traje de banho, você vai ficar com vontade de tomar um banho de mar.
Apesar de toda a segurança garantida pelos guarda-vidas, é bom tomar cuidado com as pedras. Os moradores conhecem o local e sabem de onde pular, mas é bom não querer acompanhá-los.

continua após a publicidade

Informações:
Secretaria Municipal de Turismo
(41) 3432-4520
www.turismo.antonina.ibest.com.br