Durante os quatro dias de Carnaval a Ilha do Mel recebeu cerca de 20 mil visitantes, sendo que no segundo dia do feriado – domingo (18) ? o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fechou o terminal de embarque de Pontal do Sul, em respeito à capacidade máxima da Unidade de Conservação que atingiu o limite de 5 mil pessoas. O fluxo de turistas neste Carnaval de 2007 foi superior ao mesmo período de 2006, quando a capacidade máxima foi atingida apenas no final do terceiro dia.
?Estes números demostram que estamos conseguindo aumentar a visitação na Ilha do Mel sem ultrapassar sua capacidade e garantindo a proteção do meio ambiente no local. A Ilha do Mel não é um balneário e sim uma Unidade de Conservação que deve ter seus recursos naturais preservados para as futuras gerações?, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Segundo ele, a Secretaria intensificou ações como o combate à poluição sonora, emissão de esgoto irregular e a coleta de lixo durante o carnaval.
Lixo
De acordo com o chefe do IAP no litoral, Reginato Bueno, durante os quatro dias o IAP garantiu o recolhimento de 10.678 sacos de lixo nas praias de Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel. Para este trabalho foram contratados 33 agentes ambientais, sendo 21 por meio do IAP e outros 12 através da prefeitura de Paranaguá.
Outras 29 pessoas reforçaram o trabalho no terminal de embarque de Pontal do Sul e posto de informações turísticas da Ilha.
Paulo Fernandes da Silva, funcionário público de Paranavaí, que foi à ilha acompanhado da família, contou ter ficado impressionado com o aumento no número de lixeiras instaladas nas trilhas, se comparado à temporada passada. ?É visível a melhora na limpeza das trilhas e praias. O lixo é algo prioritário a ser resolvido em um lugar como a Ilha do Mel, e o governo conseguiu melhorar muito este trabalho?, afirmou Silva.
Segurança
O trabalho da Secretaria da Segurança Pública garantiu a redução em 60% no número de ocorrências policiais em comparação com a última temporada. Cerca de 52 policiais ambientais atuaram dia e noite no patrulhamento da Ilha. As informações são do comandante do 1o Batalhão de Polícia Ambiental, capitão Lestechen Medeiros, que atua em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.
?O trabalho foi voltado especificamente ao combate do tráfico de drogas e armas na Ilha do Mel e notamos que a redução atingiu 60%. Pessoas que vinham com o intuito de usar drogas pensando que a Ilha é um local propício para isso, já não estão vindo mais. Apenas nesta temporada foram presos três grandes traficantes. Esta ação busca a segurança e a tranqüilidade dos turistas que vieram a Ilha durante o Carnaval?, ressaltou Lestechen.
Além disso, a Ação Integrada de Fiscalizaçao Urbana (Aifu) vistoriou estabelecimentos comerciais nos dois lados da Ilha do Mel, onde foram abordados cerca de 800 visitantes que chegaram ao local para passar o feriado de carnaval. Participam da ação Polícia Civil, Militar, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Vigilância Sanitária.
Esta foi a terceira Ação Integrada realizada na ilha, desde 20 de dezembro, quando começou a Operação Viva o Verão. De acordo com veranistas, comerciantes e moradores, as operações já mostram resultados. A dona-de-casa Iara Tavares, que possui casa na ilha desde 1959, disse nunca ter visto uma operação de segurança com tanta seriedade e organização. ?É um trabalho fundamental para garantir a tranqüilidade das famílias durante o Carnaval. Além disso, temos percebido a redução no consumo de drogas na ilha durante toda temporada?, finalizou.