Janeiro é mês de férias para a maioria das pessoas. Entretanto, para estudantes universitários e de cursos técnicos, este é um dos melhores períodos para conseguir estágios. O IEL Estágio do Paraná está ofertando cerca de 700 vagas, em todo o Estado, para estudantes de administração, engenharia, arquitetura, secretariado executivo, ciências contábeis, economia, direito, entre outros.
?Nesta época, como é período de férias, o número de estagiários diminui cerca de 50%. Em contrapartida, a oferta de vagas aumenta 30%. É uma ótima oportunidade para começar o ano trabalhando?, explica a coordenadora de relacionamento de mercado do IEL Estágio, Emmanuele Spaine, ressaltando que este ano o IEL pretende ampliar o número de estagiários efetivos em empresas. ?O estágio é vantajoso tanto para os estudantes quanto para os empresários: os alunos vivenciam na prática o que aprendem na universidade e os empresários podem aproveitar o potencial dos jovens e descobrir novos talentos?, diz.
Em 2006, 9 mil estudantes de todo o Estado fizeram estágio através do IEL. Os interessados devem fazer o cadastro através do site www.ielpr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9400.
Oportunidade
A estudante de administração com ênfase em comércio exterior, Karina dos Santos Fabiano, de 19 anos, quer começar o ano estagiando em uma empresa. ?Procurei o IEL logo no começo do ano porque a oferta de vagas é maior e os empresários preferem contratar estagiários desde o início do ano letivo?, conta. Para Karina, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e uma oportunidade de colocar em prática o que é aprendido na faculdade.
Diversas empresas começam o ano renovando seu quadro funcional de estagiários. É o caso da Revescap Sul, empresa de transformação de veículos, e da Eurocarlaf Blindados, ambas de Curitiba, que estão ofertando vagas de estágio para as áreas de administração de empresas, engenharia mecânica e técnico em automobilística.
?Os profissionais que trabalham conosco têm anos de experiência, mas não têm as idéias inovadoras de estudantes que estão entrando agora no mercado de trabalho?, conta a gestora de Recursos Humanos das duas empresas, Ana Carolina Simão, ressaltando que as empresas pretendem efetivar os estagiários em breve. ?São poucos os profissionais que trabalham com as áreas de blindados e transformação de veículos. Por isso, pretendemos efetivar os estudantes que tiverem vontade de aprender e puderem contribuir para o crescimento da empresa?.
Hoje, cerca de três mil empresas de todos os setores contam com os serviços de recrutamento e seleção de estudantes do IEL, e mais de 160 instituições estão conveniadas, entre as quais a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de diversas faculdades particulares.
Regionalização
Empresas e estudantes do Paraná contam com seis unidades do IEL Estágio para recrutamento e seleção de estagiários: Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Maringá e Toledo. A descentralização das unidades permitiu melhor atendimento a empresários e estudantes do interior do Estado. ?Há alguns anos, todo atendimento era centralizado em Curitiba, o que dificultava e demorava o contato entre empresários e estudantes. Com as unidades regionais, os empresários sentem-se mais amparados na hora de selecionar estagiários?, conta a coordenadora de relacionamento de mercado do IEL Estágio, Emmanuele Spaine.
Desde 2005, o IEL Estágio do Paraná está reformulando sua política de trabalho para melhor atender a demanda das indústrias. ?Não somos meros distribuidores de estagiários, procuramos primeiro saber exatamente o que a indústria quer para procurar em nosso banco de talentos o candidato com o perfil mais adequado?, explica Emmanuele.
Neste novo formato, os estudantes cadastrados passam por uma avaliação de perfil técnico acadêmico, comportamental, habilidades, potencialidades e áreas de interesse antes de serem encaminhados para preenchimento das vagas. São quatro tipos de seleção que levam em conta desde o currículo até habilidades específicas do candidato.