A ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegou a 37,5%, com a criação de 292 leitos, nos últimos três anos. Mais de um terço dos leitos de UTI foram credenciados ou reclassificados na atual gestão. Hoje, 956 estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Em ação inédita, para garantir efetivamente o atendimento à população, mais 118 leitos da rede particular estão disponíveis para atender o sistema público, totalizando 1.074 leitos de UTI no Estado. O governo atual recebeu do anterior 782 leitos.
?Com grande empenho do governo do Estado, o número de leitos cresceu muito nos últimos três anos. Agora procuramos também melhorar e racionalizar a utilização desses leitos. É como se novos leitos tivessem sido cadastrados, aumentando o rendimento do sistema?, explicou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
Desde 2003, houve acréscimo de 292 novos leitos de UTI oferecidos pelo governo do Paraná. Isto significa que a disponibilidade de leitos cresceu 37,5% no atual governo. Este número não inclui as reclassificações feitas pelo Ministério da Saúde, que aumenta a complexidade dos leitos para melhorar o atendimento à população. É o maior volume de expansão de leitos de UTI no Paraná nos últimos dez anos. ?A Secretaria da Saúde está implantando vários programas que priorizam a prevenção para que não seja necessário utilizar leitos de UTI?, enfatizou Xavier.