O anúncio feito pelo presidente da Infraero, Carlos Wilson, de que Foz do Iguaçu vai ganhar um novo aeroporto internacional acontece em um momento em que a cidade, segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, está prestes a registrar um recorde no
número de turistas. De acordo com Samek, é crescente o número de turistas que visita a cidade para conhecer as Cataratas do Iguaçu e Itaipu.
As Cataratas do Iguaçu, até o final deste mês, devem receber pelo lado brasileiro mais de um milhão de visitantes, o maior movimento dos últimos 16 anos. No lado argentino das Cataratas o número de visitantes deve ultrapassar 800 mil. A Itaipu Binacional, por sua vez, deve receber perto de 600 mil turistas.
Segundo Jorge Samek, o novo aeroporto ganhará um terminal de passageiros moderno, com a construção de passarelas de embarque e desembarque, sistema de ar condicionado central, ampliação das esteiras para condução das bagagens e das salas de embarque e desembarque. As obras deverão ter início no segundo semestre de 2005 e estima-se que vão exigir investimentos entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões.