O número de transplantados no Paraná no primeiro semestre de 2005 foi maior que a média nacional, conforme informações divulgadas pelo Registro Brasileiro de Transplantes. O documento informa que no Paraná a média foi de nove transplantados por milhão de habitantes ao ano, enquanto que a média nacional ficou em seis. O Paraná ainda ficou acima da média nacional em notificações de potenciais doadores no mesmo período. No Estado a média foi de 32 notificações por milhão de habitantes ao ano, enquanto a média nacional ficou em 26.
Estes resultados se devem ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Paraná, que incentiva cada vez mais a doação de órgãos e tecidos. Em 2004 houve no Paraná um aumento de 22,8% no total de transplantes em relação a 2003. Embora o número tenha caído em 2005 após esse crescimento, a perspectiva é boa. Em fevereiro um novo programa de incentivo e captura de órgãos que entrará em funcionamento será mais um recurso para incentivar as doações e melhorar a vida de quem precisa. ?A intenção é diminuir as filas de espera por um órgão. Queremos agilizar esse processo o quanto antes?, enfatiza o secretário da Saúde, Cláudio Xavier. O objetivo é que os hospitais informem às autoridades de saúde cada vez que forem internados pacientes com algumas enfermidades, para que se mantenha uma vigilância firme e constante.
Outras ações ainda devem ser tomadas em 2006, como a normatização do funcionamento das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e das Organizações de Procura de Córneas (OPC). Além disso, a Secretaria está investindo em exames mais modernos que proporcionam mais agilidade ao diagnóstico de morte cerebral, bem como o treinamento e reciclagem de intensivistas e a criação da central de transplantes de Cascavel.
Campanha
Uma parceria do Governo do Estado a iniciativa privada possibilitou ao a produção de campanha institucional intitulada \"Existe Vida Pós a Morte\", veiculada em outubro e novembro do ano passado. Feita pela agência de publicidade Fonte Criativa, a campanha tem como objetivo incentivar à doação de órgãos e tecidos, promover a conscientização e o debate sobre o assunto na sociedade.
Ao todo foram 12 empresas de comunicação que participaram gratuitamente da campanha, economizando aos cofres públicos aproximadamente R$ 350 mil. Rede Paranaense de Comunicação (RPC); Clear Channel Adshell, empresa de mídia exterior; Enox, empresa de mídia indoor; Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado do Paraná (Sepex); Color Outdoor; Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp); Rádio 96 Rock, de Curitiba; Rádio Líder Fm, de Maringá; Studio 100 Fm, de Umuarama; Tacco Outdoor e as gráficas MPV7 e Art mix foram as empresas parceiras.
As peças publicitárias feitas para campanha foram vídeo, spot para rádio, outdoor, cartaz em mobiliário urbano e top sights, estrategicamente posicionados nos principais pontos de Curitiba. ?Com esse apoio, conseguimos mobilizar pessoas leigas no assunto e despertar a curiosidade para que se informem melhor sobre esse ato tão importante e necessário para a vida humana?, disse Xavier.