O número de acidentes nos 16 mil quilômetros de estradas fiscalizadas pela Polícia Militar no Paraná reduziu em 30%, em comparação com o feriado de Tiradentes do ano passado. Neste ano, foram registrados, pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, 183 acidentes, que deixaram 150 pessoas feriadas e mataram nove pessoas. Na Operação Tiradentes em 2005, o BPRv havia registrado 200 acidentes, com 219 feridos e 13 mortes.
Além da redução de 30% no total de mortes, houve ainda decréscimo de 31% no número de pessoas feridas em virtude de acidentes e diminuição de 8,5% no total de acidentes. De acordo com o tenente Sheldon Vortolin, a atuação do batalhão tem como meta principal diminuir os acidentes, e, em conseqüência deste resultado, fazer com que o número de mortes também seja menor. Segundo o tenente, há que se levar em conta que anualmente a frota de veículos circulando nas estradas aumenta.
Ele afirma que qualquer redução no número de acidentes deve ser comemorada. ?Quando alcançamos uma redução de 30% temos a certeza de que realizamos um trabalho no rumo certo?, avaliou. De acordo com Vortolin, o Batalhão de Polícia Rodoviária atuou neste feriado prolongado com operações com uso de radares móveis eletrônicos e fotográficos, instalados nos trechos de estradas considerados mais críticos pelo histórico de acidentes registrados e também com blitze educativas nos postos de fiscalização.