Em 2005, o número de alunos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) chegou a 3.000, o que representa um aumento de 93% em relação ao passado, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Fazem a prova alunos que estão completando este ano o ensino médio ou já concluíram a etapa em anos anteriores.

continua após a publicidade

Segundo o coordenador nacional do Enem, Dorivan Ferreira, o principal motivo desse crescimento é o interesse dos alunos que já haviam concluído o ensino médio em fazer a prova. Isso por que participar do Enem é um dos requisitos para concorrer a uma bolsa de estudo integral ou parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O coordenador do Enem conta que a nota do exame também é usada por cerca de 500 instituições de ensino superior de todo o país como um dos critérios para ingresso nos cursos de graduação.

O Enem é um dos principais instrumentos de avaliação do desempenho dos estudantes brasileiros. "É importante para que o aluno possa fazer uma auto-avaliação dos conhecimentos que ele adquiriu durante a educação básica, ou seja, durante o ensino fundamental e médio", afirma Ferreira. Ele destaca ainda que com o resultado os alunos podem perceber o quanto estão preparados para o mercado de trabalho.

continua após a publicidade

Composto por uma prova de 63 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem avalia habilidades como construção de argumentação e elaboração de propostas de intervenção na realidade, enfrentamento de situações-problemas e domínio de linguagens.