O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) da Secretaria de Estado da Saúde revelou que a doação de sangue vem aumentando nos últimos anos. Em 2002 foram coletadas 119.208 bolsas. Já em 2003, esse número passou para 128.636 bolsas de sangue e até a primeira metade deste ano foram 65.672 coletas.

continua após a publicidade

Mesmo com esse crescimento de doadores, o Hemepar ainda precisa que as pessoas doem sangue para suprir os pedidos de final de ano. O número de doações cai em torno de 30% e os acidentes de trânsito aumentam consideravelmente. "É preciso que os doadores se dirijam aos locais de doação para que possamos suprir essa demanda de final de ano", disse o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães. O Hemepar precisa de aproximadamente 120 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais conveniados em Curitiba e Região Metropolitana, além da Hemorede em todo o Paraná.

Ainda não existe um substituto para o sangue humano, portanto é preciso a sua reposição regular e permanente. Sem sangue a pressão cai, o oxigênio não circula, podendo levar o paciente à morte. São apenas alguns minutos para doar 450ml que podem salvar até quatro vidas. Algumas pessoas não doam sangue porque ainda acreditam em alguns mitos como doar sangue vicia, engorda ou emagrece, afina ou engrossa o sangue.

São importantes alguns cuidados para se poder doar sangue. É necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, mulheres grávidas e que estejam amamentando não podem doar, ter no mínimo 50 quilos, ter boas condições de saúde. Dormir pelo menos seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. Não ter tido historia de hepatite após os 10 anos de idade nem comportamento de risco para DST/AIDS é fundamental. O Centro avisa que homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

continua após a publicidade

O Hemepar estará atendendo no dia 24 até às 12 h e convoca as pessoas para ir doar sangue antes de viajarem. "Quem já está em viagem, procure um centro de doação da Hemorede", avisa Guimarães.

A sede do Hemepar fica na rua João Prosdócimo, 145 no Alto da XV. Telefone: 362-2030. 

continua após a publicidade