Subiu para 4.376 o número de animais abatidos no extremo sul de Mato Grosso do Sul, onde há confirmação de 22 focos de febre aftosa, mostra levantamento do Ministério da Agricultura e da Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro). O primeiro foco da doença, descoberto na Fazenda Vezozzo, foi confirmado no dia 10 de outubro.
O último foco foi noticiado na última sexta-feira (4), ocorrência descoberta na Fazenda Princesa do Sul, que tem rebanho de 5.500 cabeças, de acordo com o Ministério da Agricultura. Os focos foram descobertos nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. No caso da Fazenda Princesa do Sul, que fica em Japorã, foram abatidos até agora 568 animais.
Balanço divulgado na segunda-feira (7) indicava abate de 3.310 bovinos e 62 suínos em nove fazendas ou assentamentos nos municípios de Japorã e Eldorado. Por determinação do Iagro, o sacrifício dos animais seria acelerado para evitar a propagação do vírus. Até o começo da semana, duas equipes de três pessoas cada faziam o sacrifício dos animais. Agora, quatro grupos fazem esse trabalho.