Os 38 novos guardas estão participando de um curso de formação técnico-profissional ministrado na Academia da Guarda. A formatura dos novos guardas será no dia 14 de dezembro, às 19 horas, no Salão de Atos do Parque Barigüi.
O curso, com uma carga de 440 horas, começou em agosto na Academia da Guarda Municipal, inaugurada neste ano no prédio antes utilizado pela Polícia Florestal, na entrada do Parque Barigüi, na avenida Cândido Hartmann.
“Temos agora um local apropriado para formamos os novos guardas”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Sanderson Diotalevi. O secretário adianta que em breve a academia será uma das mais completas do país.
A formação dos novos guardas inclui uma série de matérias, visitas e treinamentos. São cinco disciplinas: técnicas operacionais, cultura jurídica, comunicações, relações humanas na defesa social e atuação comunitária. O curso é coordenado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e pelo Instituto Municipal da Administração Pública (Imap).
Os novos guardas têm matérias diretamente relacionadas ao seu dia a dia de trabalho. Em cultura jurídica estão estudando direito constitucional, processual, administrativo e penal, legislação do meio ambiente, estatuto da criança, legislação de trânsito, competência legal de atuação, legislação e identificação de drogas.
Durante o curso os alunos estão recebendo noções de rádio e aprendendo a elaborar relatórios e documentos. Temas como defesa comunitária e fundamentos da defesa civil também estão sendo abordados na disciplina de ação comunitária. O curso conta ainda com aulas de relações humanas e defesa social.
Em abril desse ano houve a formatura dos 114 primeiros guardas que se classificaram no concurso público realizado pela Prefeitura. O curso foi realizado na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), mediante convênio entre a Prefeitura e a instituição.
A Guarda Municipal de Curitiba conta atualmente com um efetivo de 1.316 guardas e está presente em 420 postos de serviço fixos e em mais de 1.800 pontos de atuação.