Novos exames comprovam inexistência do vírus da febre aftosa no Paraná

A Secretaria da Agricultura recebeu no final da tarde desta sexta-feira (16) resultados negativos dos exames de 48 amostras coletadas no dia 29 de novembro dos animais da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira. Os laudos foram emitidos pelo Setor de Virologia do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Belém (PA). De acordo com o Lanagro, todos os resultados são negativos.

Os exames são de prova de Probang e Fixação de Complemento, realizado a partir da coleta de líquido esofágico faríngeo dos animais suspeitos para pesquisa do vírus da febre aftosa. Para o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, os resultados obtidos eram esperados. ?Eles vêm confirmar aquilo que sempre defendemos. Ou seja, que o Paraná não tem febre aftosa?, disse.

O diretor-geral da Secretaria, Newton Pohl Ribas, lembrou que a Fazenda Cachoeira foi declarada como foco da doença pelo Ministério da Agricultura no dia 7 de dezembro. ?Lamentavelmente, apesar de todos os exames negativos para identificação do vírus de febre aftosa, o Paraná é considerado como foco da doença?, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo