O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, entrega em Ponta Grossa nesta segunda-feira (28/03) equipamentos financiados pelo programa Produsa (Produção Solidária de Alimentos) e pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A solenidade será às 14 horas, no Barracão do Grupo Degraf, na Rua Ernesto Degraf, 459.

continua após a publicidade

Os equipamentos do Produsa são todos para padarias, como amassadeiras com extrussoras, batedeiras industriais, misturadores, cilindros, fornos, mesas, armários, balanças, câmaras climáticas de crescimento e moedores de grãos e torrados, entre outros. As entidades beneficiadas são a Pastoral da Criança, de Ventania; Guarda Mirim, de Telêmaco Borba; Apae, de Imbaú; Sociedade Nossa Senhora de Guadalupe, de Ponta Grossa; Centro de Promoção Humana, de Telêmaco Borba; e APMI, de Porto Amazonas. O valor máximo para compra em cada unidade é de R$ 8.500,00.

Os equipamentos distribuídos pelo MDS são sete kits para cozinhas e cinco hortas comunitárias, no valor de R$ 29 mil no total. Três hortas são para assentamentos em Ortigueira (fazendas Santa Maria e Natingüi) e Ponta Grossa (na localidade de Emiliano Zapata), outra para o Lar Levi (Menonita de Pugas de Cima), de Palmeiras, e a última para a Apae e Casa de Passagem, em Reserva. Três cozinhas são também para assentamentos em Ortigueira (localidades de Barra Bonita e Santa Maria) e Ponta Grossa (Embrapa), e as outras quatro para: Apae, de Tibagi; Associação Menonita Beneficente (Colônia Witmarsum), em Palmeiras; Associação de Moradores da Vila Martins, em Reserva; e Pastoral da Criança, em Ponta Grossa.

Ao confirmar a data de entrega dos equipamentos, o secretário Padre Roque falou sobre a importância do Produsa e do que deseja para os beneficiados. ?Não queremos continuadamente dar tudo, só o primeiro passo, para que depois essas pessoas possam ampliar o negócio com recursos próprios. Queremos que as padarias façam pão não só para alimentar as famílias carentes, mas que também cresçam, aumentando e vendendo a produção?, exemplificou Zimmermann.

continua após a publicidade