Novos comerciais entram no ar para motivar eleitor na hora da “decisão”

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta segunda-feira (16) as novas peças publicitárias de televisão e rádio para o segundo turno das eleições, que começaram a ser veiculadas ontem (15).

São 14 comerciais de 30 segundos com o objetivo de motivar o eleitor a comparecer às urnas e outros cinco educativos, que ensinam a votar.

O mote é ?Segundo turno, a decisão? e o texto ressalta a necessidade de o eleitor pensar bem antes de dar o seu voto. Os comerciais serão exibidos por todas as emissoras de televisão e rádio.

O custo total da campanha institucional do TSE, incluindo as peças usadas no primeiro turno, cartazes e panfletos, é de R$ 3,8 milhões.

O tom adotado este ano pelo TSE, com o intuito de ser mais contundente, crítico e direto, é uma das razões apontadas pelo assessor de comunicação do tribunal, Renato Parente, para o baixo índice de voto nulo, em branco e de abstenção no primeiro turno.

Segundo o TSE, houve 28,3 milhões votos em branco, contra 28,8 milhões em 2002 e 43,7 milhões em 1998. Os nulos foram 35,3 milhões, contra 42,1 milhões em 2002 e 41,7 milhões em 1998. A média de abstenção foi de 16%, contra 17% e 21%, respectivamente.

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