A Prefeitura de Curitiba está instalando 560 luminárias de alto rendimento em ruas e avenidas de vários pontos da cidade. O novo sistema de iluminação, que substitui lâmpadas de até 70W por outras de 400W e 250W, está sendo instalado em ruas dos novos binários Mário Tourinho, Santa Bernadethe, Avenida Brasília e Capão da Imbuia/Hauer.
Os binários, formados por 26 ruas com 18,6 quilômetros de extensão, representam um investimento de R$ 30,6 milhões feito pela Prefeitura para reordenar o trânsito em pontos chaves da cidade, melhorando o fluxo de veículos e a segurança de motoristas, pedestres e pessoas que usam ônibus. Binários são sistemas de ruas paralelas, de mão única em sentido contrário (uma só vai, e outra só vem).
O novo sistema de iluminação faz parte do projeto que inclui pavimentação, calçadas, arborização e sinalização. No binário Mário Tourinho, no Campina do Siqueira, foram instaladas, no mês passado, 151 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de 400W. As novas luminárias substituíram lâmpadas de 250W e 70W. O binário é formado pelas ruas Major Heitor Guimarães e Mário Tourinho, numa extensão total de 3,4 quilômetros.
Também a rua Coronel Julio César Ribeiro de Souza, que faz parte do binário Capão da Imbuia/Hauer já está com nova iluminação. Nesta rua, por onde começa e termina a ligação direta entre os terminais de transporte Capão da Imbuia e Hauer, foram colocadas 151 luminárias com lâmpadas de 250W a vapor de sódio de alto rendimento. Além de substituir lâmpadas antigas – muitas delas com vida útil vencida, a Prefeitura ampliou a rede implantando 17 novos pontos de iluminação na rua. O binário será formado por 11 ruas, numa extensão de 8,6 quilômetros.
A instalação da nova iluminação está sendo feita agora na avenida Santa Bernadethe e nas ruas Leonel França e Oscar Wilde, no Fanny. Até o fim deste mês serão instaladas 109 luminárias de 250 W, substituindo a instalação anterior que tinha lâmpadas de apenas 70W. O Santa Bernadethe será um dos binários da avenida Linha Verde, fazendo a transposição que vai garantir a travessia segura da antiga BR 116. São dois quilômetros de extensão, em fase final de obras.