A Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) iniciou nesta semana os testes de um equipamento de segurança do trânsito que permite captar imagens das partes dianteira e traseira dos veículos e quantificar o fluxo de carros que trafegam pelo local. O equipamento, denominado "bandeira", foi instalado na segunda-feira, 26, na rua Major Heitor Guimarães, entre a rua Hugo Kinzelmann próxima à Alameda Júlia da Costa e a Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no bairro Campina do Siqueira.

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É o primeiro equipamento do gênero funcionando em Curitiba. O controlador de velocidade será testado por quatro meses, sem custos para o município e sem emitir notificações. A bandeira está instalada nas proximidades da igreja São José Trabalhador, na rua Major Heitor Guimarães, 1526 e o limite de velocidade no local é de 40 Km/h. A rua faz parte do binário Mário Tourinho.

Trata-se de um equipamento ostensivo de fiscalização eletrônica de velocidade e indicado para vias com circulação intensa de veículos para o controle e monitoramento da velocidade. Em formato de semi-pórtico, a bandeira é facilmente vista pelos motoristas e, por esse motivo, auxilia na sinalização e induz a redução da velocidade em trechos com tráfego intenso e risco de acidentes. A bandeira é um equipamento similar à lombada eletrônica indicada para redução ostensiva de velocidade.

Os veículos são detectados por dois sensores instalados na pista no sentido do tráfego. A Bandeira registra com segurança dados como velocidade, data e horário para acompanhamento estatístico, além de fazer a classificação da frota por categorias (motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, utilitários e carretas).

Esses dados permitem aos gestores de tráfego a análise minuciosa do trânsito e do comportamento do motorista. Com isso, é possível identificar rotas de veículos roubados e clonados e desenvolver operações específicas nos locais por onde esses veículos costumam trafegar.

O planejamento urbano conta com dados de tráfego e fluxo que permitem desenvolver ações para evitar congestionamentos. Além disso, a identificação do tipo de veículo que trafega por determinadas vias permite classificar o pavimento mais adequado para evitar o desgaste das pistas.

Na bandeira instalada em Curitiba para testes foi acoplado ainda o SimoPK (Sistema de Inteligente de Monitoramento), composto por um conjunto de câmeras e por um software para monitoramento e gravação de imagens digitais via rede de dados. Essa tecnologia opera em 360° e possui alcance no raio de até dois quilômetros, podendo supervisionar o tráfego em tempo real, transmitindo imagens e dados que mostram as condições do tráfego, a segurança no local, fluxo de veículos e acidentes. Dessa forma, os gestores de trânsito podem intervir rapidamente para solucionar questões como acidente e congestionamento, sem prejudicar a fluidez e segurança nas vias.

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