Novo redutor de velocidade é testado em Curitiba

Os veículos são detectados por dois sensores instalados na pista no sentido do tráfego. A Bandeira registra com segurança dados como velocidade, data e horário para acompanhamento estatístico, além de fazer a classificação da frota por categorias (motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, utilitários e carretas).

Esses dados permitem aos gestores de tráfego a análise minuciosa do trânsito e do comportamento do motorista. Com isso, é possível identificar rotas de veículos roubados e clonados e desenvolver operações específicas nos locais por onde esses veículos costumam trafegar.

O planejamento urbano conta com dados de tráfego e fluxo que permitem desenvolver ações para evitar congestionamentos. Além disso, a identificação do tipo de veículo que trafega por determinadas vias permite classificar o pavimento mais adequado para evitar o desgaste das pistas.

Na bandeira instalada em Curitiba para testes foi acoplado ainda o SimoPK (Sistema de Inteligente de Monitoramento), composto por um conjunto de câmeras e por um software para monitoramento e gravação de imagens digitais via rede de dados. Essa tecnologia opera em 360° e possui alcance no raio de até dois quilômetros, podendo supervisionar o tráfego em tempo real, transmitindo imagens e dados que mostram as condições do tráfego, a segurança no local, fluxo de veículos e acidentes. Dessa forma, os gestores de trânsito podem intervir rapidamente para solucionar questões como acidente e congestionamento, sem prejudicar a fluidez e segurança nas vias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo