O local onde o Portal será construído ainda não foi definido e a escolha contará com o apoio do Departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal da Administração. Algumas possibilidades já levantadas são o Jardim Botânico, a Rodoferroviária ou ainda a Vilas Oficinas, no Cajuru.
Participação
A população de Curitiba também poderá participar da escolha. A lei sancionada pelo prefeito prevê a criação de um concurso popular para a definição do local e do projeto do monumento.
"Os curitibanos são muito ligados a sua história", disse o diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, que aposta na idéia de o memorial se tornar uma referência história para o setor. "Ao longo dos mais de 120 anos de existência, a ferrovia criou sua marca na cidade tanto na área turística como na de transporte de carga" disse.
Representando os ferroviários, Enio Prestes ressaltou a importância da ferrovia no Brasil. "Foi ela a grande responsável pelo desenvolvimento de muitas cidades, entre elas Curitiba, que recebeu diversos estrangeiros que ajudaram a construir os trilhos da nossa história", disse Prestes.
História
A primeira ferrovia brasileira foi construída no Rio de Janeiro por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Com ela, os ferroviários passaram a exercer papel fundamental no desenvolvimento do país.
No Paraná, os trilhos também foram essenciais para o desenvolvimento do Estado. A Rede Viação Paraná – Santa Catarina, inaugurada em 1953, foi um marco no desenvolvimento do interior.