A nova versão do portal ?Gestão do Dinheiro Público?, com informações em tem real, via internet, sobre as contas do Governo do Paraná, agora de forma mais abrangente e detalhada, continua repercutindo positivamente. Segundo o secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira Almeida, o novo portal fortalece a transparência administrativa, uma das principais diretrizes do governo Requião, permitindo que a população acompanhe as obras e programas administrativos.

continua após a publicidade

Nizan Pereira também destacou as informações sobre os repasses federais aos municípios paranaenses através de dados fornecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Para execução das informações, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), responsável pelo desenvolvimento do portal, recebe diariamente arquivo magnético enviado pelo Banco Itaú S/A com todos os detalhes sobre os valores a serem depositados no dia seguinte nas contas correntes das prefeituras municipais. Desta forma, a partir de uma única página, os usuários têm uma visão completa dos repasses efetuados.

Outro avanço apontado pelo secretário diz respeito à retenção por parte do Estado do Estado de todos os serviços contratados, repassando tais valores diretamente aos municípios. Para ele, o desafio, agora, é publicar na internet todos os empenhos feitos pelo governo. Para tanto, as secretarias de Assuntos Estratégicos, da Fazenda e a Celepar já estão estudando a melhor maneira para execução desse serviço.

Para a diretora de Desenvolvimento da Celepar, Márcia Schüller, o novo portal representa um avanço tecnológico em relação à versão anterior. Schüller também destacou o fato do sítio ser desenvolvido em software livre como um fator de economia para os cofres públicos, já que não é necessário o pagamento de licenças para sua utilização. ?A integração de dados entre os diferentes órgãos governamentais também possibilita que a população tenha acesso a um conteúdo mais completo dos investimentos que o governo vem efetuando em diversas áreas?, acentuou a diretora, para quem o fato do portal ser desenvolvido por um órgão governamental também reforça a auto-estima dos servidores públicos que atuam no projeto.

continua após a publicidade