Novo líder não é mais novo

Bill Gates está se aposentando. É isto mesmo. O mais importante executivo da história da economia moderna está ?pendurando as chuteiras? no caso dele, o mouse e o teclado. Fundador e presidente da Microsoft, Gates deixou o cargo no fim da semana para se dedicar à filantropia, na fundação que leva o nome dele e da esposa Melinda. Dono de uma fortuna de US$ 58 bilhões, ele, aos 52 anos, quer agora aproveitar a vida.

Talvez seja o primeiro caso de ?novo líder? que abdica de todo o seu poder no auge da criatividade. Claro que Bill Gates viu, nos últimos anos, o império da Microsoft ser ameaçado constantemente por rivais menores e mais ágeis, mas nada dá a entender que sua empresa será suplantada em definitivo. Muito pelo contrário, hoje a Microsoft é uma marca global, do tamanho da Coca-Cola, da Disney e de poucas outras.

Fruto, em grande parte, do trabalho e da persistência de Bill, que colocou toda a sua criatividade e seu pouco dinheiro à época em nome de uma idéia, a que era possível imaginar um planeta em que os computadores seriam parte integrante da casa, e não os trambolhos destinados a pesquisas científicas e ao processamento de dados. Quando ele (e o amigo e sócio Paul Allen) pensou nesta ?heresia?, era 1975. O tempo provou que estavam certos.

Por isso, foi chamado de visionário. Mas era sim um atento observador da revolução digital. Ele captou a absurda velocidade da evolução dos processadores e percebeu que, para acompanhar tal melhora, os computadores precisariam de sistemas operacionais que coordenassem tanta memória. Daí surgiu o Windows, um fenômeno de marketing e de vendas que mudou a história.

De tanto perceber as coisas antecipadamente, Bill Gates percebeu também que  precisaria abrir passagem para um sucessor antes que seu legado se tornasse um empecilho para o futuro da Microsoft e, por tabela, da indústria digital. Encontrou dentro da empresa o seu novo líder, Steve Ballmer, da mesma idade, mas muito mais expansivo que Gates. E, como sempre aconteceu, rei morto, rei posto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo