Novo aumento de capital da Sanepar será votado em regime de urgência

A Assembléia Legislativa aprovou na tarde de segunda-feira (13) o regime de urgência à mensagem enviada pelo governador Roberto Requião que propõe o aumento do capital social do Estado na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Convertida em projeto de lei, a proposta seguiu às comissões de Constituição e Justiça, e de Finanças que têm prazo de 48 horas, cada uma, para análise e parecer. O projeto deverá ser votado pelos deputados ainda nas sessões legislativas de março.

?É mais um passo para consolidar a retomada da Sanepar pelo Estado. A Assembléia em 2004 já tinha autorizado o aumento de capital. Com este novo, aumento a companhia paranaense de saneamento terá mais condições de investir em obras e universalizar o abastecimento com água tratada e o sistema de coleta e tratamento de esgoto a todos os paranaenses?, disse o deputado estadual Dobrandino da Silva, líder do Governo na Assembléia Legislativa.

Dobrandino lembrou que a Assembléia Legislativa já autorizou em 2004 o aumento do capital da companhia em R$ 396 milhões, referentes aos créditos do tesouro estadual tinha na empresa. Na época, a participação societária do Governo do Estado se elevou em 18%, passando de 60% para 78%. ?Isso permitiu o aumento de R$ 1,7 bilhão em investimentos em saneamento básico, o que gerou mais 9.950 empregos com as obras executadas em todo Estado?.

Em 2005, a Assembléia Legislativa decretou a nulidade do pacto dos acionistas que privilegiava o grupo de acionistas minoritários no controle da empresa. ?Os deputados corrigiram mais um desmando deixado pelo governo anterior e livrou a Sanepar para atuar definitivamente em prol do interesse público, em prol dos paranaenses?, avaliou Dobrandino.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo