Faltam poucas semanas para o início do maior evento de difusão de tecnologias da agropecuária do Brasil. O Show Rural Coopavel 2006, que é promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial acontecerá de 13 a 17 de fevereiro, em Cascavel, Paraná.
A busca pelo conhecimento é o que estimula anualmente milhares de agricultores a visitarem o evento. Neste ano, o público esperado é de cerca de 140 mil pessoas do Brasil e do exterior. Os expositores, formados por empresas das áreas de pesquisa, de insumos, máquinas, transporte e equipamentos, já estão montando os 297 estandes que estarão distribuídos numa área de 72 hectares.
O foco é atender bem aos visitantes, proporcionando-lhes mais disposição para absorver todo o aprendizado que estará disponível nas mais de cinco mil parcelas experimentais e demonstrativas que estão sendo preparadas por profissionais técnicos e especialistas no assunto. Para tanto, a comissão organizadora está preparando cuidadosamente o ambiente externo, com cobertura das ruas, praças de descanso e paisagismo, entre outros.
O objetivo, segundo um dos coordenadores gerais do evento, Rogério Rizzardi, ?é oferecer sempre o melhor ambiente para os visitantes?. Além da entrada gratuita, o Show Rural Coopavel oferece ainda estacionamento livre com capacidade para dez mil veículos, água potável em todo o parque e também conta com um restaurante preparado para servir até 20 mil refeições por dia.
Mas não são apenas os itens de conforto que deverão chamar a atenção dos agropecuaristas. Já em sua 18.ª edição, o Show Rural Coopavel é reconhecido como um importante elo de ligação entre a pesquisa e o setor produtivo. Por isso muitas novidades constam da programação do evento, abrangendo variadas atividades agropecuárias que podem ser desenvolvidas em todas as propriedades, mas principalmente oferecendo novas possibilidades de ganho para os pequenos produtores.
Durante os cinco dias, empresas de pesquisa, como Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) transferem parte de suas equipes para atender diretamente os agropecuaristas. Essas empresas também mantêm estandes próprios onde apresentam alternativas de produção agrícola com mais qualidade e produtividade.
Já outras empresas privadas voltadas ao agronegócio aproveitam o evento para lançar produtos, apresentar novas variedades e oferecer serviços diversos, ou estreitar relacionamento com seus clientes.
A pecuária, a suinocultura e a avicultura apresentam tecnologias dirigidas, com demonstrações práticas de manejo dos rebanhos, transferências de embriões, integração da lavoura com a pecuária e demais tecnologias de produção com menor custo e maior ganho.
Numa área à parte, é abordado um tema que ainda gera muitas dúvidas aos agricultores, a Tecnologia de aplicação de defensivos. Esse setor conta com professores universitários, pesquisadores e representantes da indústria que trazem informações sobre a melhor forma de realizar pulverizações terrestres. Na questão ambiental, a maquete é o principal atrativo pela profundidade e criativa forma de apresentação do assunto.
Esta é apenas uma amostra de um evento idealizado para oferecer o melhor aos agricultores brasileiros. E diante de tantas novidades, é importante que o agropecuarista faça um roteiro prévio, iniciando a visita primeiramente pelas áreas de maior interesse e reservando para o final um tempo para ver as demais atrações e curiosidades que estarão sendo apresentadas.